Get Started. It's Free
or sign up with your email address
Álvares de Azevedo by Mind Map: Álvares de Azevedo

1. trecho do poema “Lembrança de morrer”, escrito um mês antes da morte do escritor:

2. Álvares de Azevedo foi um escritor brasileiro da segunda geração do romantismo (1853 a 1869), chamada de “geração ultrarromântica” ou “mal-do-século”.

3. A ironia e a autoironia são características de suas obras, sobretudo no livro Lira dos vinte anos, no qual muitas vezes dirige o seu sarcasmo contra os poetas ultrarromânticos.

4. Por influência do conhecimento da doença que possuía, Álvares de Azevedo desenvolveu uma verdadeira obsessão pela temática da morte, evidente nas cartas à família e aos amigos. Encontrou apoio na literatura do poeta inglês Lord Byron, conhecido por um modelo ultrajante de obstinação ética que feria os costumes da sociedade aristocrática.

4.1. Sua poesia, além de traços autobiográficos, revela pessimismo, angústia e desejo pela morte, encarada como fuga perante seus sentimentos. Além de um sentimento melancólico e do desencanto pela vida, Álvares de Azevedo também incorpora o sarcasmo, a ironia e a autodestruição de Musset.

5. (...) Se uma lágrima as pálpebras me inunda, Se um suspiro nos seios treme ainda, É pela virgem que sonhei... que nunca Aos lábios me encostou a face linda! Só tu à mocidade sonhadora Do pálido poeta deste flores... Se viveu, foi por ti! e de esperança De na vida gozar de teus amores. Beijarei a verdade santa e nua, Verei cristalizar-se o sonho amigo... Ó minha virgem dos errantes sonhos, Filha do céu, eu vou amar contigo! Descansem o meu leito solitário Na floresta dos homens esquecida, À sombra de uma cruz, e escrevam nela: Foi poeta - sonhou - e amou na vida. (...)