Resumos dos capítulos 4 e 5 do livro 3 de Geografia

Get Started. It's Free
or sign up with your email address
Resumos dos capítulos 4 e 5 do livro 3 de Geografia by Mind Map: Resumos dos capítulos 4 e 5 do livro 3 de Geografia

1. Distribuição geográfica da população

2. A distribuição da população mundial é desigual. Por isso, há grandes vazios demográficos no mundo, como as áreas desérticas, as ocupadas por florestas ou muito frias. Também há áreas densamente povoadas, como as de cidades. Essa desigualdade na distribuição espacial também existe dentro dos países, como nos desenvolvidos que a população é quase toda concentrada na área urbana.

3. Fatores que influenciam a distribuição da população: disponibilidade de água, o clima (lugares muito frios são pouco populosos), e o fator econômico (disponibilidade matéria-prima na região)

4. O Brasil tem 22,4 hab/km², mas sua distribuição é irregular, tendo vazios demográficos como no Norte, e áreas muito ocupadas, como no Sudeste. A concentração ocorre no litoral do país.

5. Formas de cultivo

6. A agricultura é uma atividade que utiliza o solo para cultivar diversas espécies de plantas para obter alimentos, energia, fibra e matéria-prima para confeccionar, alimentos processados, remédios e outros produtos. Quem trabalha nessa área é chamado de agricultor.

7. A atividade agrícola depende de diversos fatores: o clima, pois o cultivo de certas espécies está relacionado ao clima predominante da região e pode ser prejudicado por variações atmosféricas; O solo, pois conforme seu tipo e as técnicas de cultivo usadas, pode ser conservado e ter a fertilidade aumentada; E o relevo, por influenciar o tipo de agricultura e ferramentas utilizadas no espaço.

8. Existe duas classificações para a agricultura: intensiva, que tem cuidados desde o preparo do solo até a armazenagem, uso de técnicas modernas (insumos químicos, máquinas agrícolas e ajuda de técnicos especializados) e alta produtividade. A extensiva é praticada em grandes propriedades e tem técnicas e ferramentas mais tradicionais, e utiliza trabalho braçal.

9. Existe três classificações de agrossistema: os tradicionais, que predominam a utilização da tração animal e trabalho humano, com pouco ou até ausente uso de tecnologia, e tem como exemplo o plantation; Os modernos, que predominam a utilização de máquinas agrícolas, insumos químicos, rações para animais e tem a tecnologia presente tanto na criação de animais como no cultivo; E os alternativos, que procuram minimizar os impactos no meio ambiente e por isso não utilizam insumos químicos.

10. Diferentes formas de ocupação do espaço geográfico rural e urbano

11. Nos espaços rurais, predomina áreas ocupadas pela agropecuária, de reflorestamento, linhas de transmissão de energia, estradas, residências distanciadas, e outros componentes.

12. Sua estrutura varia conforme as características do lugar, como o solo, relevo, clima e vegetação, e das socioculturais, como as técnicas de cultivo utilizadas e os estilos de moradias. A maioria das atividades econômicas desse espaço pertencem ao setor primário, que são a agricultura, pecuária e extrativismo. Mas também há indústrias na região, que usam matéria-prima agropecuária.

13. Já as áreas urbanas possuem paisagens diferentes, com propriedades menores, casas mais próximas, e presença de prédios nas médias e grandes cidades. As atividades econômicas que predominam são do setor secundário e terciário, tanto no comércio quanto na prestação de serviços.

14. A função de uma cidade está relacionada à atividade econômica. As cidades podem ter diversas funções, como: religiosas (Fátima - Portugal), político-administrativas (Brásilia - Brasil), industrial (Cubatão - Brasil), portuárias (Santos - Brasil), turísticas (Cancún - México) e de múltiplas funções (São Paulo - Brasil).

15. Formas de criação de animais

16. Pecuária intensiva: a criação de gado fica confinada, estando na maior parte do tempo em curral ou estábulo. é alimentado com rações complementares, passa por inseminação artificial e recebe cuidados veterinários. Tem como objetivo a obtenção de leite e carne.

17. Pecuária extensiva: o gado fica solto no pasto, que é geralmente natural.

18. A criação de animais pode ter dois objetivos: corte (produção de carne para o consumo) e leiteira (produção de leite e derivados).