Psicologia Sócio Histórica

Get Started. It's Free
or sign up with your email address
Psicologia Sócio Histórica by Mind Map: Psicologia Sócio Histórica

1. Principal Representante Lev Semenovich Vigotski​ Nasceu em 1986, Bielo-Russo-Cidade (Bielarus), na época fazia parte da Rússia. De família judia. Foi educado em casa por meio de tutores até os 15 anos. Estudou Direito e Medicina. Frequentou a faculdade e estudou temas da filosofia, história, literatura, psicologia. Interesse na psicologia pela aprendizagem. Morreu em 1934 aos 37 anos de tuberculose.

2. Princípios da teoria. Psicologia animal não consegue alcançar as funções superiores humanas, pois os animais não tem vida social e cultural. Funções superiores humanas não são apenas o resultado da maturação do organismo que possui, em potencial, tais capacidades. Linguagem e pensamento têm origem social, a cultura parte do desenvolvimento humano, assim explicando o funcionamento de funções superiores. consciência e comportamento são aspectos integrados numa mesma unidade.

3. Influências marxistas na psicologia de Vigotski Todos os fenômenos devem ser estudados como processos em permanente movimento e transformação. O homem constitui-se e se transforma ao atuar sobre sobre a natureza com sua atividade e seus instrumentos. O conhecimento não pode ser construído a partir do aparente ele deve ser rastreado a partir da evolução do fenômeno, observando sua gênese e movimentos. o que explicará sua aparência atual. A mudança individual tem sua raiz nas condições sociais de vida. Assim, não é a consciência do homem que determina as formas de vida, mas é a vida que determina a consciência.

4. Mediação entre homem e mundo. Processo de internalização, quando uma marca externa transforma-se em um processo interno de mediação no uso de signos. Para Vigotski a aquisição de habilidades cognitivas ocorre por uma indução a um modo de vida. As atividades em conjunto auxiliam a criança a internalizar modos de pensamento e comportamento de suas culturas toma-los como seu.

5. Zona de desenvolvimento proximal. ZDP

6. Saber Atual. Zona de desenvolvimento real

7. Mediação (ZDP) Zona de desenvolvimento proximal

8. Saber a ser Alcançado. Zona de desenvolvimento Potencial

9. Zona de desenvolvimento proximal (ZDP) O adulto precisa auxiliar o desenvolvimento infantil, dando instruções até que elas consigam aprender e internalizar. Trabalho em conjunto gradualmente a responsabilidade pela direção e pelo monitoramento da aprendizagem passa para criança.

10. Crítica à visão de homem liberal. O homem é um ser autônomo. Relação de antagonismo entre homem e sociedade. Fenômeno psicológico enclausurado no homem.

11. Alguns Conceitos: Desenvolvimento mental, Leis sociais, Desenvolvimento social, A adaptação, A apropriação

12. Buscou construir uma psicologia que superasse as tradições positivistas ao estudar, o homem como uma construção histórica e social da humanidade. Questionamento de concepções e determinismos biológicos e ambientalistas. Concebe o homem como um ser que é formado a partir das relações com o outro, que são mediadas pela cultura construída historicamente. O mundo psíquico nunca é o mesmo, pois sua caracterização está intimamente ligada ao mundo material e às formas de vida que o homem vai construindo no decorrer da história da humanidade.

13. Para a psicologia sócio histórica. Não existe natureza humana. Existe condição humana. O homem é criado pelo homem. O homem concreto é objeto de estudo da psicologia. Subjetividade social e Subjetividade individual.

14. Linguagem: Valorização da linguagem no desenvolvimento humano. É um processo social e histórico. Processos mentais superiores( percepção, memória, atenção) iniciam-se com aparecimento da linguagem. Representação da realidade internamente. Função planejadora da fala. Intercâmbio social.

15. Pensamento é possível a partir da atividade e da linguagem. Forma-se e evolui de acordo com o contato social. Criação do sistema de signos. Internalização do sistema de signos - transformações comportamentais - elo entre as formas iniciais e avançadas do desenvolvimento cognitivo. O desenvolvimento tem a relação com processos de aprendizagem e de mediação da apropriação da cultura. O pensamento é objetivado pela linguagem, o que permite a comunicação das significações e assim se desenvolve.

16. Pensamento humano transforma-se em consciência, pensamento transforma-se em algo mais complexo por representar a complexidade da vida humana em sociedade.

17. Linguagem é essencial na construção do pensamento e da consciência,