Get Started. It's Free
or sign up with your email address
Mapa Mental by Mind Map: Mapa Mental

1. Lipídios

1.1. Uma característica é a insolubilidade em solventes polares e a solubilidade em solventes orgânicos ou seja, aversão à molécula de água. Isso é muito importante, isso porque a insolubilidade permite uma interface mantida entre o meio intra e extracelular.

1.2. São compostos com estrutura molecular variada, apresentando diversas funções orgânicas: reserva energética, é encontrada na composição da membrana plásmatica das células

1.3. Os lípidios são classificados também como óleos e gorduras, que são encontrados nos alimentos tanto de origem vegetal quanto animal. Ex: frutas, na soja, na carne, no leite e seus derivados e também na gema de ovo.

2. Carboidratos

2.1. Os carboidratos são biomoléculas conhecidas como hidratos de carbonos, glicídios, ou açúcares.

3. Função dos carboidratos

3.1. Os carboidratos tem como principal função a função energética,eles também estão relacionados com a estrutura dos ácidos nucleicos e funções estruturais, que no caso são a celulose e a quitina, que são presentes nos esqueletos dos artrópodes.

4. Tipos de carboidratos

4.1. Monossacarídeos: é o carboidrato mais simples, o como a menor quantidade de carbonos. Ex: glicose, galactose e frutose.

4.2. Dissacarídeos: carboidrato formado por dois monossacarídeos por ligações glicosídicas. Ex: sacarose, maltose, lactose

4.3. Polissacarídeos: carboidratos formado por vários monossacarídeos unidos por ligações glicosídicas, sendo assim um carboidrato complexo. Ex: amido, celulose e glicogenio

5. Carboidrato simples e composto

5.1. Carboidrato simples: são aqueles que são facilmente absorvidos pelo nosso corpo, são formados por açúcares simples ou um par dele. Ex: mel, a rapadura, balas e doces

5.2. Carboídratos complexos: ao contrário dos carboidratos simples apresentam uma absorção mais demorada, são formadas por uma cadeia mais complexa de açúcares. Ex: pães, massas, feijões e lentilha.

6. Tipos de lipídios

6.1. Cerídeos: é um tipo de lipídio simples, encontrados na cera produzida pelas abelhas(colmeia), nas folhas, nas frutas(na manga). Exercem função de impermeabilização e proteção.

6.2. Fosfolipídios: moléculas anfipáticas, possuem uma região polar tendo afinidade por água e outra região apolar que repele a água.

6.3. Glicerídeos: pode ser sólidos no caso gorduras ou líquidos no caso óleos em temperatura ambiente.

6.4. Esteroides: formado por cadeias carbônicas dispostas em quatro anéis ligados entre si, são distribuídos nos organismos vivos, constituindo os hormônios sexuais, a vitamina D e os esteróis, que é colesterol.