Movimentos totalitários

Get Started. It's Free
or sign up with your email address
Movimentos totalitários by Mind Map: Movimentos totalitários

1. SALAZARISMO

1.1. O Estado Novo ou o Salazarismo foi inaugurado em 28 de maio de 1926, com um golpe de Estado articulado pelos militares. Estado Novo pôs fim ao liberalismo em Portugal e inaugurou um período histórico de 41 anos de governo com aspectos fascistas como o corporativismo e o anticomunismo.

1.2. Suas principais características são:

1.3. nacionalismo

1.4. tradicionalismo

1.5. corporativismo

1.6. autoritarismo

1.7. antidemocrático

1.8. colonialismo

1.9. anticomunismo

1.10. antiparlamentarismo

2. FRANQUISMO ESPANHOL

2.1. A principal característica do franquismo é sua inclinação ao conservadorismo nacional baseado no nacionalismo da “Unidade Nacional Espanhola”. As liberdades individuais e os direitos civis foram limitadas e violadas diante da grande repressão aos opositores do sistema, os quais eram eliminados fisicamente.

2.2. Este tipo de atitude emanava de um Estado autoritário e corporativo que apregoava um discurso romântico nacionalista, catolicista, anticomunismo e tradicionalista, o qual, por sua vez, estava centrado na figura do Ditador, enaltecido constantemente por meio de propagandas de Estado.

2.3. Após a Crise de 1929, a Espanha instaurou um governo republicano com orientação comunista que durou de 1931 até 1936, quando a Frente Popular retorna ao poder.

2.4. Contudo, em julho de 1936, o general Franco, apoiado por simpatizantes do fascismo, tal como membros do exército espanhol, a burguesia conservadora e grande parte da classe média, além de setores da Igreja, bem como pelo partido fascista chamado Falange, proferiram um golpe de Estado contra o governo de esquerda, apoiado pela URSS.

2.5. Contudo, a tentativa de golpe teve de enfrentar as milícias de trabalhadores, dando início à chamada Guerra Civil Espanhola, que duraria até o ano de 1939, quando o grupo nacionalista (Movimento Nacional) do general Francisco Franco vence o conflito e instaura o regime ditatorial franquista.

3. STALINISMO SOVIÉTICO

3.1. Características do stalinismo

3.2. Economia controlada inteiramente pelo Estado;

3.3. Governo discricionário, baseado unicamente nas vontades do líder;

3.4. Culto à personalidade de Stalin;

3.5. Criação de um grande aparato de propaganda política;

3.6. Criação de um regime de terror que impôs perseguição aos opositores do regime;

3.7. Perseguição à religião;

3.8. Militarização da sociedade;

3.9. Burocratização do serviço público;

3.10. Imposição de censura etc.

3.11. Os historiadores consideram que Stalin tornou-se governante efetivo da União Soviética a partir de 1927. A disputa pelo poder foi iniciada quando a saúde de Lenin começou a se deteriorar, entre 1922 e 1923, por conta de um derrame.

3.12. Após quatro anos de disputa pelo poder, Stalin firmou-se no poder ao garantir a expulsão de seus adversários do partido. Uma vez estabelecido enquanto figura incontestável no poder, Stalin começou a realizar as mudanças que desejava fazer. Seus focos foram acabar com as classes sociais, voltando-se contra os ricos, industrializar a União Soviética, planificar a economia e silenciar seus opositores.

4. OS NAZISTAS TOMAM O PODER

4.1. O nazismo, também conhecido como Partido Nacional-Socialista dos Trabalhadores Alemães, foi um movimento político e social que surgiu na Alemanha logo após a Primeira Guerra Mundial e alcançou grande notoriedade nos quadros políticos desse país. Assumiu o poder em 1933, quando Adolf Hitler tornou-se chanceler da Alemanha. Foi classificado pelos historiadores como um movimento da extrema-direita.

4.2. A ideologia nazista foi a grande responsável pelo extermínio de seis milhões de judeus durante o Holocausto. Além dos judeus, outras minorias (como ciganos, homossexuais e negros) foram perseguidas e aprisionadas em campos de concentração. A suástica tornou-se o grande símbolo do nazismo.

5. FASCISMO ITALIANO

5.1. A mobilização dos grupos trabalhadores trouxe à tona o temor dos setores médios, da burguesia industrial e dos conservadores em geral. A possibilidade revolucionária em solo italiano refletiu-se na ascensão dos partidos socialista e comunista.

5.2. De um lado, os socialistas eram favoráveis a um processo reformador que traria a mudança por vias estritamente partidárias. processo de divisão ideológica das esquerdas acontecia enquanto os setores conservadores e da alta burguesia pleitearam apoio ao Partido Nacional Fascista.

5.3. De um lado, os socialistas eram favoráveis a um processo reformador que traria a mudança por vias estritamente partidárias. processo de divisão ideológica das esquerdas acontecia enquanto os setores conservadores e da alta burguesia pleitearam apoio ao Partido Nacional Fascista.