Divisão Internacional do Trabalho

Get Started. It's Free
or sign up with your email address
Divisão Internacional do Trabalho by Mind Map: Divisão Internacional do Trabalho

1. E o que é capitalismo?

1.1. É o sistema socioeconômico em que os meios de produção (terras, fábricas, máquinas, edifícios) e ocapital(dinheiro) são propriedade privada, ou seja, têm um dono.

1.1.1. No Capitalismo Financeiro surgem

1.1.1.1. Monopólios – uma empresa domina a oferta de determinado produto ou serviço.

1.1.1.2. Oligopólios – um grupo de empresas domina o mercado de determinado produto ou serviço.

1.1.1.2.1. Tipos de Oligopólis

2. O IDH –Índice de Desenvolvimento Humano –e os Níveis de Desenvolvimento

2.1. Os Níveis de Desenvolvimento –dividem os territórios da atualidade a partir de critérios socioeconômicos – avaliados a partir do IDH.

2.2. O IDH avalia a qualidade de vida da população de um território com base na renda percapita, no grau de saúde (expectativa de vida e mortalidade infantil) e nas condições educacionais (analfabetismo e taxa de matrículas na Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio) da população.

2.2.1. O IDH varia de 0 a 1

2.2.1.1. IDH igual ou superior a 0,800 – indicativo de elevado desenvolvimento humano – território desenvolvido.

2.2.1.2. IDH de 0,500 a 0,799 – indicativo de desenvolvimento humano médio – território em desenvolvimento (emergentes e/ou subdesenvolvidos industrializados).

2.2.1.3. IDH abaixo de 0,500 – indicativo de baixo desenvolvimento humano – território subdesenvolvido

3. Como ele funciona?

3.1. A DIT se baseia em uma economia mundial, ou seja, em um sistema de relações de produção e de relações de troca que envolvam o mundo todo.

3.1.1. Além disso, a DIT está fortemente atrelada ao sistema de acumulação de capital, ou seja, ao CAPITALISMO.

4. O que é a Dit?

4.1. É a Divisão Internacional de Trabalho, o conjunto de especificidades presentes no sistema global de distribuição das atividades produtivas e de serviços pelo espaçogeo gráfico mundial.

5. Características da DIT

5.1. As características da DIT variam de acordo com o cenário geoeconômico do momento, assim, pode-se dizer que a Divisão Internacional do Trabalho sofreu fortes transformações ao longo do tempo histórico.Ou seja, a DIT não é inalterável; ela se modifica de acordo com a conjuntura internacional. As crises do capitalismo levam a reestruturações econômicas e espaciais, podendo mudar o papel dos países nessa divisão

6. DIT No capitalismo

6.1. Comercial (Período –séc. XV ao XVIII)

6.1.1. Nesse período havia: Produção Manual: Produção Pequena em Quantidade e Diversidade; Limitação dos Mercado/Comércio; Limitação dos Lucros.

6.2. Industrial - Período do Surgimento das Máquinas (Período –séc. XVIII ao XX)

6.2.1. A DIT da fase do capitalismo industrial, na realidade, mudou muito pouco em relação à do capitalismo comercial. A diferença principal é que as metrópoles passaram a ser industrializadas.

7. Vale Ressaltar

7.1. Para que haja a DIT, são necessárias algumas condições, dentre elas, o diferenciado grau de estágio socioeconômico dos territórios, das suas forças produtivas, e dos diferentes níveis de desenvolvimento humano.

7.1.1. Além disso, a DIT se relaciona com a diversidade do meio natural e das condições sociais.

8. As Empresas Globais

8.1. Após a Segunda Guerra Mundial, as grandes empresas dos países desenvolvidos “invadiram” os países subdesenvolvidos ,buscando: Matéria-Prima + Mercado Consumidor + Mão de Obra Barata = Ampliação dos Lucros

9. Surgimento e Evolução das Empresas Globais:

9.1. Multinacionais – empresas comum país de origem – MATRIZ – que se espalham pelo mundo – FILIAIS.

9.2. Transnacionais – não são empresas de vários países, mas empresas de um só país cuja ação ultrapassa fronteiras.

9.3. Fábrica Global (Surge a partir de 1980) ✓ Fragmentaçãodaprodução. ✓ Aproveita as vantagens que as diferentes partes do espaço mundial oferecem. ✓ O processo de produção passa a ser mundializado, isto é, possuem unidades de produção complementares em vários países