Metodologia Científica

Get Started. It's Free
or sign up with your email address
Metodologia Científica by Mind Map: Metodologia Científica

1. Profissionalização: esta prevê a formação de profissionais das diferentes áreas de conhecimento por meio do ensino/ aprendizagem de competências técnicas.

2. Iniciação à pratica científica: prevê a formação do ciêntista mediante a disponibilização dos métodos e conteúdos das diversas áreas de conhecimento.

3. Formação da consciência critica do estudante: esta prevê a formação do cidadão por meio do incentivo a conscientização do estudante sobre sua existência histórica, pessoal e social.

4. Ao longo da história da humanidade, podemos dizer que houve uma evolução do conhecimento, passando do medo para o misticismo e posteriormente para a ciência.

5. A partir do momento em que o homem começa a desenvolver seu conhecimento científico, ele começa também a alterar a natureza para servi-lo.

6. Toda pesquisa deve se iniciar pela escolha de um tema a ser estudado.

7. O levantamento bibliográfico é a busca por bibliografias que auxiliarão o pesquisador a delimitar ainda mais seu tema, definir seu problema, saber sobre o que já foi falado sobre o assunto, saber se a bibliografia disponível sobre o seu tema será suficiente para o desenvolvimento do seu trabalho.

8. O conhecimento filosófico é um conhecimento que tem a interrogação como base.

9. Busca- se sempre a comprovação daquele conhecimento que é construído por meio da ciência, legitimando sua validade.

10. O modelo de conhecimento científico quantitativo, inicialmente denominado positivismo, foi muito importante para a compreensão e manejo do mundo físico.

11. O positivismo serviu como base para a constituição das ciências, inclusive daquelas que pretendiam conhecer também o mundo humano.

12. Referência é um conjunto padronizado de elementos descritivos, retirados de um documento, que permite sua identificação individual.

13. Toda referência deve ser composta por elementos essenciais e, se necessário, pode ser acrescida de elementos complementares.

14. Pode-se fazer referência de um material impresso e, também, a referência de material disponível em meio eletrônico.

15. O termo academia tem sua origem na Grécia, em torno do século lll a.C.,quando Platão passou a reunir pensadores que discutiam questões filosóficas em um local chamado Jardim de Akademus.

16. De acordo com Severino ( 2016, p.22), o ensino superior tem três objetivos principais, os quais são articulados entre si: "profissionalizar, iniciar a prática científica e formar a consciência politico social do estudante."

17. Pesquisa é um conjunto de ações que visam a descoberta de novos conhecimentos em uma determinada área.

18. Algo importante a se destacar é que somente o homem é capaz de pensar, interrogar o ambiente que está ao seu redor, descobrir coisas novas, criar e transmitir os novos conhecimentos a seus contemporâneos e a seus descendentes.

19. Conhecimento: é fruto das experiências, das relações do homem com seu meio e com os dados da sua realidade, buscando uma explicação racional ou não para esse conhecimento.

20. É importante, mas não obrigatório, que o tema a ser estudado seja da área de conhecimento do pesquisador, que deve levar em conta a sua formação acadêmica ou atuação profissional.

21. Não basta ter um tema, é preciso haver um problema. Se não há um problema para resolver, desenvolver uma pesquisa para que?

22. A ciência é construída por meio da observação, da pesquisa e da explicação de determinados fatos ou fenômenos, de forma metódica e sistemática.

23. O planejamento permite-nos economia de tempo e racionalização de recursos, além de possibilitar-nos o exercício de nossa disciplina científico acadêmica

24. No mundo acadêmico, o resultado final de uma pesquisa só poderá ser bem sucedido se na sua origem o trabalho contou com um planejamento bem elaborado.

25. A pesquisa deverá responder á dúvidas que o pesquisador tem em relação ao tema.

26. A norma que especifica os princípios gerais para a elaboração de projetos de pesquisa é a NBR 15 287/2011

27. Segundo a referida norma, a estrutura de um projeto de pesquisa compreende: parte externe e parte interna.

28. Se o texto for impresso, deve ser utilizado papel branco ou reciclado, no formato A4.

29. Recomenda-se fonte tamanho 12 para todo o trabalho, com algumas exceções.

30. Todo texto deve ser digitado com espaçamento 1,5 entre as linhas, com algumas exceções.

31. Após a ilustração, na parte inferior; deve-se indicar a fonte consultada.

32. Mesmo que a ilustração seja produção do próprio autor, a fonte é elemento obrigatório.

33. Mensagem é o conteúdo enviado do emissor para o receptor.

34. contexto; é a situação em que a mensagem acontece.

35. Canal de comunicação: é o meio ou o recurso utilizado para a mensagem chegar.

36. A palavra plágio tem origem do latim plágium , que significa roubo.

37. Para que um trabalho acadêmico não seja considerado plágio, precisamos indicar corretamente quem é o autor original daquela ideia, daquela imagem, ou daquele trecho que estamos transcrevendo, seguindo as norma ABTN.

37.1. Existem alguns tipos de plágios que são mais comuns no meio acadêmico: plágio direto, plágio indireto, plágio de fontes, plágio consentido e auto plágio.

38. Segundo a ABNT, citação é a menção de uma informação extraída de outra fonte.

39. As citações podem ser feitas por dois tipos de sistema de chamada: pelo sistema autor - data ou pelo sistema numérico.

40. Existem três tipos de citação: citação direta, citação indireta, e citação de citação.