Percussores da Era Clássica

Get Started. It's Free
or sign up with your email address
Percussores da Era Clássica by Mind Map: Percussores da Era Clássica

1. Charles Babbag - Teoria: Enfatizou a importância da especialização e da divisão do trabalho.Características: redução de tempo e gasto com material, aumento das habilidades, conciliação de habilidade com capacidade física em tarefas específicas.

2. Max Weber - Teoria: Burocracia Características: Seleção e promoção; Hierarquia de autoridade; Divisão de trabalho; Impessoalidade; Orientação de carreira. Críticas: Previsibilidade e estabilidade;Postura técnica e mecanicista.

3. Henry Fayol - Teoria Clássica da Administração. Alguns princípios gerais: Divisão do trabalho; Disciplina; Centralização; Cadeia escalar; Ordem; Equidade; Estabilidade; Unidades comando e direção.Críticas: Abordagem simplificada; Comportamento mecânico; Falta de trabalho experimental; Não é considerado o psicológico e o social dos trabalhadores

4. ADAM SMITH - Teoria: Divisão do Trabalho.Características: aumento da produtividade, especialização do trabalho, aumento de tempo = investimento na tecnologia Críticas: Surgimento de trabalhadores alienados quanto ao processo produtivo.

5. Robert Owen - Teoria: O mundo ideal é aquele onde a educação estivesse em primeiro lugar. Características: Defesa de uma harmonia nas relações sociais na busca de alternativas para suprimir as contradições do sistema capitalista.

6. Frederic Taylor - Teoria: Administração Científica. Características : Aplicar métodos científicos para a melhor forma de execução de cada tarefa; Especialização do trabalhador; Treinar o operário para executar o trabalho da maneira correta; Supervisionar a produção. Críticas: Sistema fundamentado no rendimento e na eficiência; Mecanicismo; Exploração.