Afinal, o que é História?

Get Started. It's Free
or sign up with your email address
Afinal, o que é História? by Mind Map: Afinal, o que é História?

1. Investigação (Heródoto)

1.1. Embebido na noção cíclica de História - historia magistra vitae, ou "História Mestra da Vida -, Heródoto a pensava como um campo muito útil aos humanos para entender o passado e planejar o futuro. No plano político, isso equivale dizer que os regimes (oligarquia, monarquia e democracia) tendiam a surgir, alcançar um ápice e decair, nunca criando nada de novo a partir disso.

1.1.1. Vale lembrar que Heródoto é considerado o "Pai da História" - uma espécie de fundador desse campo do conhecimento -, uma vez que foi, senão o primeiro, um dos pioneiros a pensar a História não como mito ou invenção, mas como uma série de acontecimentos passíveis de serem relatados e sistematizados no tempo e no espaço.

1.1.1.1. Mas perceba: ao contrário de nossa forma de pensar a História hoje, a Heródoto pouco importavam os acontecimentos particulares, ou a vida pessoal de um indivíduo: o importante era descobrir as leis que estavam por trás dos povos como um todo - ou seja, o que se repetia; os padrões. Nesse sentido, o campo político era o mais importante para essa noção de História.

1.1.1.2. Não à toa, para que isso fosse possível, Heródoto precisou sistematizar um método: transformando-se em um verdadeiro viajante, ele foi entrevistando pessoas ao longo do caminho, a fim de reunir relatos orais de testemunhas daquilo de realmente havia acontecido.

1.1.1.2.1. Por isso, a raiz semântica (de significado) de "História" é "investigação"!

2. Análise crítica do passado com base em preocupações do presente

2.1. Embora a História, quando criada enquanto disciplina científica no século XIX, prezasse por fatos e por aquilo que "realmente aconteceu" - sobretudo envolvendo a trajetória dos grandes homens e nações -, atualmente a percepção é outra. O mais importante talvez seja considerar que a História é apenas uma narrativa controlada cientificamente de eventos do passado - seja ele mais recente ou mais remoto.

3. Ciência

3.1. A História nem sempre foi considerada uma ciência: esta é uma invenção bastante recente, datada do século XIX. Significa dizer que ela tem um estatuto de verdade - ou seja, não pode ser mito, nem invenção, tampouco baseada em opiniões. Pelo contrário: ela passou a ser controlada por profissionais especializados na área, ter métodos de estudo e fontes controladas.

3.1.1. Dentre os campos de conhecimento privilegiados para investigação, estavam sobretudo a biografia de homens ilustres, a política e a formação das sociedades.

4. Investigação, por meio de fontes, daquilo que o passado deixou (e, porventura, pode não ter deixado)

4.1. Tais fontes são também chamadas de "documentos", podendo ser eles materiais ou imateriais.

5. Perguntas interessantes a se fazer:

5.1. Como o historiador trabalha?

5.1.1. Quais são suas ferramentas de trabalho?

5.1.1.1. O que é pesquisado? Onde? Quando? De que forma?

5.1.1.1.1. Qualquer um pode ser historiador só porque lê muitos livros dessa área?

6. Para saber mais: