HOMO

MAPA MENTAL

Get Started. It's Free
or sign up with your email address
HOMO by Mind Map: HOMO

1. ERECTUS

1.1. Primeiros a usar o fogo para cozer seus alimentos (a carne) e espantar animais selvagens;

1.2. Não praticavam agricultura. Alimentavam-se através da caça e da coleta de frutos e raízes;

1.3. Fabricavam e usavam objetos de pedra e madeira;

1.4. Habitavam principalmente o nordeste da África e o oriente da Ásia;

1.5. A organização social era feita em pequenas comunidades (tribos);

1.6. Deu origem a um grande número de subespécies (Homo erectus lantianensis, Homo erectus yuanmouensis, entre outros).

2. ANTECESSOR

2.1. Eram indivíduos altos (entre 1,6 e 1,8 m), fortes (os machos chegavam a ficar com 90 kg) e com uma face com traços modernos, ainda que seu cérebro fosse menor que o homem atual que é o homo sapiens.

3. NEANDERTHALENSIS

3.1. Homo sapiens neanderthalensis era uma espécie humana robusta que viveu entre 135,000 e 30,000 anos na Europa e Ásia ocidental de. Eles floresceram tanto em períodos interglaciais mornos quanto nas condições desafiadoras do avanço glacial.

3.2. O Neandertal foi possivelmente a forma mais carnívora do ser humano que já viveu. Geralmente estavam em torno das florestas onde caçavam grandes animais como veados, cavalos e gados selvagens.

4. SAPIENS

4.1. Acredita-se que os seres humanos modernos tenham evoluído do Homo sapiens arcaico, que por sua vez, evoluiu do Homo erectus. Os Homo sapiens arcaicos são referidas como "Homo sapiens", porque o tamanho do cérebro é muito semelhante à dos humanos modernos.

5. MODERNO MODERNO

5.1. O homem moderno compartilha com gorilas e chimpanzés um ancestral em comum. Algumas espécies anteriores ao Homo sapiens sapiens, conforme o processo evolutivo, são: australopitecos, Homo ergaster, Homo erectus, Homo neanderthalensis e Homo sapiens.

5.2. A principal característica do homem moderno, comparado aos seus ancestrais, é o cérebro bem desenvolvido. De fato, o aumento volume craniano durante o processo evolutivo da espécie humana é notável. Dos 450 cm3 dos australopitecos até os 1.350 cm3 do Homo sapiens moderno. O desenvolvimento do sistema nervoso possibilitou a capacidade de raciocínio, linguagem e inteligência. Desenvolvimento da linguagem simbólica, diretamente relacionada ao pensamento humano. O homem moderno vive em sociedade, conforme seus sistemas de comunicação, modos de vida e tradições, o que denominamos de cultura.

6. HABILIS

6.1. A invenção da ferramenta de pedra é revolucionária porque permite aproveitar a carniça de outros animais, que traz nutrientes alimentares que melhoram a qualidade de vida em geral.

6.2. Além disso, a incorporação das ferramentas de pedra foi o primeiro passo para outras invenções mais sofisticadas, como a invenção do fogo, outra invenção que revolucionou a história da humanidade.

6.3. O Homo habilis também passa a explorar novos territórios e encontra soluções práticas para todo o tipo de problema ou ameaça.

6.4. Eles passam a viver em comunidades, passando a criar uma linguagem primitiva entre seus membros e possuir uma espécie de comunicação entre sí.

7. RUDOLFENSIS

7.1. Os Homo rudolfensis possuem face mais aplainada e larga, os dentes caninos mais largos e apresentam coroas mais complexas, raízes e esmalte mais espessos. Os rudolfensis coexistiram com o Homo habilis, o qual apresentava cérebro 30% maior, há 2 milhões de anos. Não se sabe ainda quais das espécies são ancestrais dos mais recentes exemplares do gênero Homo. Alguns autores o consideram como uma variação do Homo habilis.

8. ERGASTER

8.1. É uma espécie de hominídeo descrita a partir de restos fossilizados encontrados em Swartkrans, na África do Sul, com uma idade estimada entre 1,8 e um milhão de anos. De acordo com outros achados no mesmo local, pensa-se que esta espécie, que era muito próxima da nossa, teria usado instrumentos de pedra e poderia ter controlado o fogo.

9. HEIDELBERGENSIS

9.1. Também denominada como Homo sapiens arcaico.

9.2. Há evidências de que H. heidelbergensis foi capaz de controlar o incêndio construindo lareiras, ou lareiras precoces, há 790.000 anos atrás, na forma de ferramentas alteradas pelo fogo e madeira queimada no local de Gesher Benot Ya-aqov em Israel. Os grupos sociais provavelmente costumam se reunir em torno de suas lares, compartilhando comida, aquecendo-se e afastando predadores.

9.3. Homo Heidelbergensis também foi o primeiro caçador de animais de caça de grande porte; restos de animais como veados selvagens, cavalos, elefantes, hipopótamos e rinocerontes com marcas de açougue em seus ossos foram encontrados juntos em locais com fósseis de Homo Heidelbergensis. A evidência disso também vem de lanças de madeira de 400.000 anos encontradas no local de Schöningen, na Alemanha, que foram encontradas juntamente com ferramentas de pedra e os restos de mais de 10 cavalos abatidos.