Ciclos Biogeoquímicos e as perturbações no equilíbrio

Get Started. It's Free
or sign up with your email address
Ciclos Biogeoquímicos e as perturbações no equilíbrio by Mind Map: Ciclos Biogeoquímicos e as perturbações no equilíbrio

1. Ciclo do fósforo

2. Ciclo do Nitrôgenio

3. Ciclo do enxofre

4. O ciclo tem início quando as rochas sofrem intemperismo e liberam o íon fosfato no solo. Assim, esse composto pode ser carregado até os rios, oceanos e lagos ou incorporado por seres vivos. ... Acontece quando uma parte dos átomos de fósforo é reciclada entre o solo, plantas, animais e decompositores.O ciclo do fósforo no oceano refere-se aos processos de transformação e ciclagem do elemento químico fósforo no ambiente marinho. Essa ciclagem no oceano faz parte do ciclo biogeoquímico global do fósforo, que envolve sua circulação entre a hidrosfera, a atmosfera, a biosfera e a camada superficial da geosfera.O fósforo apresenta as rochas como grande reservatório e seu ciclo envolve plantas, animais e micro-organismos. Por estar presente principalmente nas rochas, esse ciclo tem início quando esse elemento torna-se disponível ao meio por meio da ação de agentes como chuva, sol e vento (processo de intemperismo).

5. Ciclo do fósforo

6. O ciclo do enxofre é o conjunto de processos pelos quais o enxofre se desloca para os minerais (incluindo os cursos de água) e os sistemas vivos. Tais ciclos biogeoquímicos são importantes na geologia porque afetam muitos minerais.O ciclo do enxofre é o conjunto de processos pelos quais o enxofre se desloca para os minerais e os sistemas vivos. Tais ciclos biogeoquímicos são importantes na geologia porque afetam muitos minerais.Ao morrerem, o enxofre é reciclado e torna-se disponível novamente no ambiente, por meio dos organismos decompositores. ... Já a parcela atmosférica do ciclo ocorre quando o enxofre interage com o oxigênio, não formando sulfato, mas sim dióxido de enxofre (SO2) ou anidrido sulfúrico (SO3).

7. O ciclo do nitrogênio é um ciclo biogeoquímico que garante que esse elemento circule pelos seres vivos e pelo ambiente. ... As plantas e algas, por sua vez, utilizam o nitrogênio na forma de íons nitrato (NO3-) ou íons amônio.O ciclo do azoto, nitrogénio ou nitrogênio é o ciclo biogeoquímico que comporta as diversas transformações que este elemento sofre no seu ciclo entre o reino mineral e os seres vivos.O ciclo do nitrogênio envolve as etapas de fixação, nitrificação e desnitrificação. O nitrogênio é um elemento químico bastante encontrado na natureza. ... Para compreendermos melhor o ciclo do nitrogênio, podemos dividi-lo didaticamente em algumas etapas principais: fixação, nitrificação e desnitrificação.

8. Ciclo do Carbono

9. Ciclo da água

10. Ciclo do carbono é um ciclo biogeoquímico que ocorre na natureza e admite a reciclagem do carbono. Tal reciclagem é importante, pois permite que esse elemento esteja sempre circulando no meio e entre os seres vivos.O ciclo do carbono é um ciclo biogeoquímico no qual o elemento carbono sai do meio ambiente para os organismos vivos, retornando, em seguida, ao meio ambiente. ... O ciclo do carbono envolve os processos de fotossíntese, na qual CO2 é assimilado e O2 é liberado, e a respiração, na qual CO2 é liberado e O2 é consumido. O carbono é o quarto elemento mais abundante no Universo, depois do hidrogênio, hélio e oxigênio, e é o pilar da vida como a conhecemos. Existem basicamente duas formas de carbono, uma orgânica, presente nos organismos vivos e mortos, não decompostos, e outra inorgânica, presente nas rochas.

11. Ciclo da água (ou ciclo hidrológico) é o nome que se dá à movimentação constante da água na Terra e na atmosfera. ... Essa água em estado gasoso volta a se tornar líquida, formando nuvens de chuva. Com as chuvas, a água retorna ao ciclo, seja caindo sobre lagos, rios e oceanos, seja caindo sobre os continentes.O ciclo da água, conhecido cientificamente como o ciclo hidrológico, refere-se à troca contínua de água na hidrosfera, entre a atmosfera, a água do solo, águas superficiais, subterrâneas e das plantas. A ciência que estuda o ciclo hidrológico é a hidrologia. O ciclo da água envolve a evaporação da água de rios, lagos e mares, bem como os processos metabólicos dos seres vivos. ... Essa mudança de estado ocorre graças ao calor do sol que incide sobre a água. O vapor formado vai para a atmosfera e, ao atingir camadas mais superiores, condensa-se.