시작하기. 무료입니다
또는 회원 가입 e메일 주소
Engenharia genética 저자: Mind Map: Engenharia genética

1. Clonando os genes modificados

1.1. Após a produção dos plasmídeos carregados com os genes de interesse é a vez de copiar esse gene, ou seja, CLONAR esse gene.

1.1.1. Clonagem bacteriana

1.1.1.1. A insulina foi a primeira proteína humana produzida por Engenharia Genética em células de bactérias a ser aprovada para uso em humanos.

1.1.2. Técnica de PCR: reação em cadeia da polimerase (do inglês polymerase chain reaction)

1.1.2.1. Clonando/copiando material genético

2. Transgênicos

2.1. São aqueles produzidos pela engenharia genética, a partir da incorporação de genes de espécies diferentes; como entre indivíduos do reino animal e vegetal.

2.1.1. Plantas Transgênicas

2.1.1.1. São plantas que contêm um ou mais genes introduzidos por meio da técnica de transformação genética. Através desta técnica, um ou mais genes são isolados bioquimicamente e inseridos numa célula.

2.1.1.1.1. Como são produzidas as plantas Bt

2.1.2. Animais Transgênicos

2.1.2.1. São aqueles que tiveram seu patrimônio genético alterado com a introdução de genes de outras espécies que não a sua. Isto ocorre através da introdução de um gene de interesse no núcleo de um óvulo já fecundado.

2.1.2.1.1. Possibilidades, limites e ética

3. Terapia gênica

3.1. A terapia gênica consiste em introduzir genes normais em pessoas que tenham o alelo causador de uma doença.

3.1.1. As pesquisas nessa área são dirigidas para doenças relacionadas à medula óssea vermelha, ao sangue e contra alguns tipos de câncer.

4. Biotecnologia

4.1. Uso de organismos vivos ou parte deles, como seu DNA, para a produção de bens e serviços especialmente quando usada na agricultura, ciência dos alimentos e medicina.

4.1.1. A Biotecnologia é um tecnologia nova??

5. Era moderna da genética- 1970

5.1. Surgimento das Tecnologias do DNA recombinante que permitem a identificação de fragmentos de DNA de interesse (genes) para que eles possam ser multiplicados (clonados, copiados) e adicionados ao DNA de outro organismo.

5.1.1. O organismo que recebe o gene de interesse é chamado de Organismo Geneticamente Modificado (OGM) pois, possui um novo trecho de DNA recombinante e passa a expressar a nova característica de interesse.

5.1.1.1. O objetivo de tudo isso é um só: promover o melhoramento genético de organismos e produção de novos produtos.

6. Tecnologia do DNA recombinante

6.1. Enzimas de restrição

6.1.1. Cortam locais específicos do DNA chamados de SÍTIOS DE RESTRIÇÃO ou PONTO DE CLIVAGEM. Esses locais são curtos, possuindo de 4 a 6 bases nitrogenadas. cada uma corta uma sequência específica. Assim fica fácil escolher a enzima que queremos cortar o pedaço onde se encontra nosso gene de interesse.

6.1.1.1. Exemplos de Enzimas de restrição

6.1.1.2. Isso só é possível graças aos estudos de mapeamento genético como o desenvolvido pela baiana Jaqueline Góes de Jesus que mapeou o genoma do SarsCov no Brasil

6.2. DNA ligase

6.2.1. Colam os trechos de interesse de DNA cortados pelas enzimas de restrição. Também são específicas para cada trecho.

6.3. Plasmídios

6.3.1. Moléculas circulares duplas de DNA bacteriano capazes de se reproduzir independentemente do DNA cromossômico.

6.3.1.1. Usados como veículos na técnica de inserção de genes, podem ser manipulados, sem afetar as bactérias, que continuam se reproduzindo normalmente, replicando assim o gene de interesse.