Tronco Encefálico

Mapa Mental Tronco encfálico

Get Started. It's Free
or sign up with your email address
Tronco Encefálico by Mind Map: Tronco Encefálico

1. MESENCÉFALO

2. Suas Funções são básicas para o funcionamento da vida, como a respiração

3. FORMAÇÃO RETÍCULAR

3.1. está envolvida em ações como os ciclos de sono, o despertar e a filtragem de estímulos sensoriais, para distinguir os estímulos relevantes dos estímulos irrelevantes. A sua principal função é ativar o córtex cerebral.

4. TRATO CÓRTICO ESPINHAL E AVC

4.1. O trato piramidal é a principal via que transporta sinais para o movimento voluntário. Lesões no trato piramidal podem resultar em espasticidade, reflexos hiperativos e fraqueza. Todos esses sintomas são característicos de uma lesão do neurônio motor superior. No entanto, certos sintomas são específicos de uma lesão do trato piramidal. Quando a lesão causada pelo AVC afeta os neurônios motores superiores, que transportam sinais de movimento para os neurônios motores inferiores, que sinalizam aos músculos para contrair ou relaxar.

5. BULBO

6. PONTE

6.1. O quarto ventrículo é uma cavidade localizada posteriormente `a ponte, à metade superior do bulbo e anteriormente ao cerebelo. Ele é contínuo com o aqueduto cerebral (mesencefálico) ,e o canal central da medula espinhal na metade superior do bulbo.

7. NERVOS CRANIANOS

7.1. fazem conexão com o encéfalo. Em humanos, são compostos por 12 pares que partem do encéfalo e o conectam aos órgãos dos sentidos e músculos. Enquanto isso, os nervos raquidianos ou espinhais conectam a medula espinhal a células sensoriais e diversos músculos pelo corpo.

8. SUBSTÂNCIA NEGRA E DOENÇA DE PARKINSON

8.1. A substância negra é uma região localizada no mesencéfalo e caracterizada macroscopicamente pela coloração escura, devido à presença neuromelanina. A Doença de Parkinsoné uma progressiva desorganização neurodegenerativa, caracterizada pela perda contínua de neurônios dopaminérgicos (DA) na parte compacta da substância negra do mesencéfalo, região localizada na porção superior do tronco ence- fálico, resultando na depleção de dopamina na via nigroestriatal.