Figura de línguagem

Get Started. It's Free
or sign up with your email address
Figura de línguagem by Mind Map: Figura de línguagem

1. Paronomásia Consiste no uso de palavras iguais ou com sons semelhantes, mas que têm sentidos diferentes.  “Enquanto é tão cedo"

2. Assonância A assonância é parecida com a aliteração, mas ocorre quando existe a repetição da vogal tônica ou de sílabas com as mesmas consoantes e vogais distintas “É a moda "

3. Aliteração Aliteração é quando se faz a repetição do som de uma consoante na mesma frase "o rato roeu a roupa do rei de Roma”;

4. Onomatopeia A onomatopeia é um recurso utilizado com o objetivo de reproduzir um barulho, som ou ruído “Passa, tempo, tic-tac"

5. Cacofonia Na cacofonia, a junção de duas palavras (as últimas sílabas de uma + as sílabas iniciais da outra) pode tornar o som diferente e criar um novo significado — ela é percebida ao falar, com o som fazendo parecer algo diferente do que realmente foi dito. “Alma minha gentil, que te partiste "

6. Quiasmo O quiasmo ocorre quando existe um cruzamento de palavras (ou expressões), fazendo com que elas se repitam. Geralmente é usado para enfatizar algum feito “Cheguei. Chegaste"

7. Alusão A alusão é um recurso utilizado para fazer referência ou citação, relacionando uma ideia a outra — o que pode ocorrer de forma explícita ou não. “Eles estavam apaixonados como Romeu e Julieta.”

8. Apóstrofe Trata-se da figura utilizada para invocação ou chamamento. Também é usada para indicar surpresa, indignação ou outro sentimento. “Oh! Deus, perdoe este pobre coitado"

9. Ironia Na ironia, o interlocutor diz uma coisa, mas o significado é outro “Moça linda bem tratada"

10. Personificação Personificar é atribuir características humanas e qualidades a objetos inanimados e irracionais. Também parece pouco usual, mas acontece mais do que imaginamos “As casas espiam os homens"

11. Gradação Ao pensarmos na apresentação de ideias, a gradação é uma figura de linguagem que propõe a organização das palavras de acordo com a progressão — ascendente ou descendente — dos conceitos.  “Mais dez, mais cem, mais mil e mais um bilião, uns cingidos de luz, outros ensanguentados.” (Ocidentais — Machado de Assis)"

12. Paradoxo O termo, formado pelo prefixo “para”, que indica “contrário a”, e o sufixo “doxa”, que quer dizer “opinião”, é consagrado pelos filósofos e seus sentidos vão além do uso na escrita. “Se você quiser me prender, vai ter que saber me soltar” 

13. Catacrese A catacrese é o nome que utilizamos para algo que não tem um nome próprio “Me ame devagarinho"

14. Sinestesia É uma figura de linguagem bastante utilizada na arte, principalmente em músicas e poesias, uma vez que ela trabalha com a mistura de dois ou mais sentidos humanos (olfato, paladar, audição, visão e tato). “Palavras não são más"

15. Perífrase A perífrase acontece quando um nome ou termo é substituído por alguma característica marcante sua ou por algum fato que o tenha tornado célebre. “Cidade maravilhosa"