Redação

Redação Enem

Get Started. It's Free
or sign up with your email address
Redação by Mind Map: Redação

1. B

1.1. Se você tiver dificuldades para estabelecer os objetivos dos parágrafos, pode olhar para sua tese e se perguntar “por que eu acho isso?”. A partir da resposta, você deve formular duas ideias diferentes e explicar melhor cada uma delas em um parágrafo do desenvolvimento da redação. Depois de estabelecidos os objetivos dos parágrafos, você vai precisar de 4 elementos para construir cada um dos seus parágrafos de desenvolvimento: afirmação, explicação, exemplificação e conclusão.

1.1.1. Afirmação ou tópico frasal

1.1.1.1. O primeiro elemento do parágrafo deve ser uma afirmação do seu objetivo. Essa frase vai dizer o que você vai abordar naquele parágrafo. Por exemplo: “Os agrotóxicos têm como um de seus prejuízos a relação com a saúde brasileira”.

1.1.2. Explicação

1.1.2.1. Em seguida, você vai explicar a afirmação. Ou seja, vai explicar como os agrotóxicos interferem na saúde.

1.1.3. Exemplificação

1.1.3.1. Também é importante dar exemplos para enriquecer a sua argumentação. É nesse momento que você deve utilizar o seu repertório sociocultural, citando uma atualidade, um livro, um filme, uma fala de alguém, um estudo, uma música, etc.

1.1.4. Conclusão

1.1.4.1. Por fim, é importante concluir o parágrafo e mostrar como a explicação e os exemplos fizeram você encontrar o seu objetivo. No nosso exemplo, a conclusão deveria mostrar como a explicação e os exemplos mostraram que agrotóxicos fazem mal à saúde.

2. LINK exemplos de Redação: https://1drv.ms/u/s!AnUSHOa--RE_hMMZSCHhRl8Jv5FrkQ?e=TQMl0h Veja que os exemplos na sua maioria tem cores identificando os elementos da Redação conforme o Mapa Mental link deste mapa https://www.mindmeister.com/map/2429694492

3. Parágrafo de Introdução

3.1. Neste paragrafo você deve envolver o leitor, assim, uma boa forma de fazer isso é relacionar o tema a aspectos pessoais e/ou sociais. Você pode dividir a sua introdução em 4 partes que são:

3.1.1. Contextualização / apresentação

3.1.1.1. É a apresentação do assunto, como por exemplo um repertório literário, socio cultural, sociológico, que é um bom lugar onde citar um livro, um filme, uma musica, um dado histórico ou estatístico.

3.1.1.1.1. A

3.1.2. Síntese do 1º argumento

3.1.2.1. É o primeiro argumento

3.1.2.1.1. A

3.1.3. Síntese do 2º argumento

3.1.3.1. É o segundo argumento

3.1.3.1.1. A

3.1.4. Tese

3.1.4.1. A tese ou objetivo do texto é aquilo que você pretende defender ao longo da redação.

3.1.4.1.1. A

4. DESENVOLVIMENTO

4.1. Neste paragrafo você deve retomar a ideia da Síntese do 1º e 2º argumentos, essa parte da estrutura de uma redação pode ser resumida em duas palavras: argumentação e exemplificação. É aqui que as informações mais polêmicas devem aparecer. Nesse espaço, você também pode dar voz a visões opostas sobre o assunto. Tudo o que foi levantado na introdução deve ser discutido aqui e lembre-se de desenvolver uma ideia diferente para cada parágrafo. Mas, como conseguir fazer isso na prática? O primeiro passo é relembrar os argumentos e a tese ou objetivo que você criou na introdução. Então, você deve desmembrar esse objetivo em dois: um para o primeiro parágrafo de desenvolvimento e outro para o segundo.

4.1.1. Parágrafo de 1º Desenvolvimento

4.1.1.1. B

4.1.2. Parágrafo de 2º Desenvolvimento

4.1.2.1. B

5. A

5.1. Perguntas na Introdução Outras perguntas que podem auxiliar na criação da sua tese e, mais à frente, podem fornecer ideias para os parágrafos de desenvolvimento e para a conclusão:

5.1.1. Qual o problema?

5.1.2. Por que se trata de um problema?

5.1.3. Quais as causas para tal problema?

5.1.4. Há alguma solução? .

5.1.5. Como e por que colocar tal solução em prática?

5.1.6. Como essa proposta pode, de fato, resolver o problema?

6. Parágrafo de Conclusão

6.1. Se a palavra-chave do desenvolvimento é argumentação, no último parágrafo o termo que você deve ter em mente é solução. Você levantou uma determinada questão ao longo do texto, certo? A conclusão é o momento de apresentar as possíveis saídas para o problema por meio da proposta de intervenção e, assim, finalizar a estrutura da redação de forma completa. O seu parágrafo de conclusão divide-se em três partes: uso de conectivo de conclusão, retomada do objetivo e proposta de intervenção.

6.1.1. Conectivo para conclusão

6.1.1.1. Primeiramente, você deve lembrar que o parágrafo de conclusão sempre deve iniciar com um conectivo. Você pode usar “portanto” ou “dessa forma”, por exemplo. Lembrando que o uso de conectivos sempre ajuda a manter a coesão e a coerência do seu texto.

6.1.2. Retomada do objetivo

6.1.2.1. Em seguida, você deve retomar os objetivos da sua redação, tanto o que você estabeleceu na introdução quanto aqueles dos seus parágrafos de desenvolvimento.