Transformando vinho em vinagre

Get Started. It's Free
or sign up with your email address
Rocket clouds
Transformando vinho em vinagre by Mind Map: Transformando vinho em vinagre

1. Tudo que você vai precisar é de vinho e de um pouco de leite (rico em bactérias lácticas). Mas antes de partirmos para a prática é preciso saber sobre a composição do vinho para então entender como é possível obter vinagre a partir desta bebida.

2. Coloque um litro de vinho em um recipiente de vidro, acrescente gotas de leite. Tampe o recipiente e aguarde as alterações físicas (mudança de cor)

3. O aquecimento necessário à destilação se encarrega de eliminar todos os micro-organismos presentes, e por isso os destilados não apresentam riscos de se oxidarem.

4. Transformar vinho em vinagre é uma técnica antiga de produtores em vinícolas. Consiste em acrescentar um agente microbiano ao vinho para que este sofra um processo de oxidação.

5. A transformação do vinho em vinagre pode ser vista como um acidente, afinal, é produto de uma ação microbiana. Uma vez oxidado, o vinho passa a ser impróprio para o consumo e sua qualidade fica comprometida, por isso nem sempre é uma alteração desejada

6. Vinho vira vinagre? Como?

7. Que tal demonstrar este efeito em sala de aula?

8. O vinho é produzido através da fermentação de uvas, é durante este processo que os açúcares (glicose e frutose) são transformados em etanol. Veja a equação que representa: C6H12O6 → 2 C2H5OH + 2 CO2 Açúcares Etanol

9. . Demonstração:

10. É importante lembrar que o vinagre usado para o tempero de saladas tem seu processo de obtenção bem diferente deste que acabamos de demonstrar. Neste caso, a fermentação ocorre pela adição de bactérias do tipo Acetobacter Aceti, é o que se chama de processo biológico.

11. Por que o mesmo não ocorre em bebidas destiladas?

12. Por Líria Alves Graduada em Química Equipe Brasil Escola Extraído de http://www.educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/transformando-vinho-vinagre.