Get Started. It's Free
or sign up with your email address
MACROECONOMIA by Mind Map: MACROECONOMIA

1. Características importantes •Empregabilidade•Rotatividade(Está associada a um programa de recuperação social) •Rotatividade Empresarial:Quanto maior o fluxo dos impostos maior a dificuldade de quitar esse impostos .•sustentabilidade Natural ou específica.

2. Vale lembrar que a teoria de Keynes surgiu em meio a maior crise mundial do capitalismo, conhecida como a grande depressão, o pensamento Keynesiano sustentava a ideia do governo, para direcionar a economia para o pleno emprego.

2.1. Keynes buscou mostrar que não há perfeita flexibilidade de preços e salários e que o pleno emprego de recursos não estaria garantido.

2.1.1. ─ A lei de Say: “a oferta busca sua própria procura” considerava que o aumento da produção transformar-se-ia em renda dos trabalhadores e empresários, que seria gasta na compra de outras mercadorias e serviços, enquanto o princípio keynesiano pregava que um dos principais fatores responsáveis pelo volume de emprego é o mercado de produtos através da demanda efetiva (composta por gastos com investimento e consumo), e não no próprio mercado de trabalho.

3. INTRODUÇÃO A ECONOMIA :O Marco do surgimento da macroeconomia ocorreu a partir da obra A Teoria Geral do Emprego, do Juros e da Moeda de autoria do economista inglês John Maynard Keynes (1883-1946)

4. FLUTUAÇÕES ECONÔMICAS

4.1. PIB-Produto Interno Bruto

4.2. Recessão: Período de renda real em queda e desemprego crescente

4.3. Inflação: é o aumento dos preços de produtos e serviços. Ela é calculada pelos índices de preços, comumente chamados de índices de inflação.

4.4. Fatos sobre as Flutuações econômicas •As flutuações econômicas são irregulares e imprevisíveis•Muitas variáveis macroeconômicas flutuam juntas•Quando a produção cai o desemprego cresce.

4.4.1. Depressão: Recessão grave.

5. AGENTES ECONÔMICOS

5.1. PIB Real:O PIB real é calculado a preços constantes ou invariáveis, levando em consideração a quantidade produzida e eliminando os efeitos da inflação

5.2. PIB Nominal:É medidos preços correntes de mercado, isto é, no ano enque o produto foi produzido.

5.3. PNB-Produto Nacional Bruto

5.4. PIL-Produto Interno Líquido

5.5. PNL-Produto Nacional Líquido

5.6. Controles Internos:A taxa de inflação é um percentual do aumento generalizado dos preços, o que resulta na perda do poder aquisitivo da moeda.

5.6.1. Existem dois tipos de inflação:A de demanda e a de custos.

5.6.2. Oferta: É a quantidade de produto ou serviço disponível para compra.

5.6.3. Demanda:É a quantidade de produtos ou serviços que consumidores estão dispostos a pagar.

5.7. Fluxos Monetários:Existem dois fluxos:o fluxo real e o monetário, ou fluxo da atividade econômica como também é conhecido

6. ATIVIDADES ECONÔMICAS

6.1. Valores reais e nominais; É difícil contabilizar de forma correta, as inovações e o aperfeiçoamento na qualidade dos bens, por exemplo os computadores, dos quais a qualidade tem melhorado radical-mente, enquanto seus preços tem caído de modo significativo.É importante frisar que tal fato se aplica a, praticamente, todos os bens, como os automóveis o qual a qualidade se altera ao longo do tempo.

6.2. Controles governamentais; O gasto do governo em bens e serviços também são um importante componente da demanda agregada da economia.São inclusas nesse item despesas com educação, segurança, justiça, construção de estradas, hospitais e etc.

7. CONSTITUIÇÃO ECONÔMICA NO BRASIL

7.1. •Alto nível de emprego •Estabilidade de preços•Crescimento econômico •Distribuição equitativa de renda•Equilíbrio nas contas externas.

7.2. . A ordem econômica, fundada na valorização do trabalho humano e na livre iniciativa, tem por fim assegurar a todos existência digna, conforme os ditames da justiça social, observados os seguintes princípios: l- soberania nacional; II- propriedade privada; Il1- função social da propriedade; IV- livre concorrência; V-defesa do consumidor; VI- defesa do meio ambiente, inclusive mediante tratamento diferenciado conforme o impacto ambiental dos produtos e serviços e de seus processos de elaboração e prestação; VII- redução das desigualdades regionais e sociais; VIll-busca do pleno emprego; IX- tratamento favorecido para as empresas de pequeno porte constituídas sob as leis brasileiras e que tenham sua sede e administração no País Parágrafo único E assegurado a todos o livre exercício de qualquer atividade econômica, independentemente de autorização de órgãos públicos, salvo nos casos previstos em lei (BRASIL, 1988 ).

8. FLUXO CIRCULAR DA ECONOMIA

8.1. Assim quando falamos em Fluxos Circular da Atividade econômica, estamos nos referindo a toda movimentação existente entre os agentes econômicos, na busca pela satisfação de suas necessidades.

8.2. Fluxo real: Empresas ofertam bens e serviços ao mercado, que são demandados pelas famílias. As famílias, por sua vez, ofertam fatores de produção ao mercado, que são demandados pelas empresas para produzir seus bens e serviços.

9. PAPEL DA MOEDA

9.1. Poupança agregada é a parte da renda nacional que não é consumida no período, enquanto investimento agregado é o gasto com bens que foram produzidos mas não foram consumidos no período, e que aumentam a capacidade produtiva da economia nos períodos seguintes.

9.2. Investimento agregado: é o gasto com bens que foram produzidos, mas não foram consumidos no período, que consequentemente aumentam a capacidade produtiva da economia.

9.3. O consumo Agregado também depende de variáveis como a renda nacional, estoque de riqueza ou patrimônio, taxa de juros do mercado, disponibilidade de crédito, expectativa sobre a renda futura e rentabilidade das aplica financeira.

10. POLITICA MACROECONÔMICA

10.1. •Política monetária•política fiscal•política comercial e cambial•políticas de rendas

10.2. Política fiscal -Quando nos referimos a política fiscal, temos que estar cientes de que existem dois aspectos a serem considerados:a arrecadação e os gastos

10.3. Fixação da taxa de reserva-Este mecanismo permite ao governo atuar diretamente sobre os bancos que são fiscalizados e normatizados pelo sistema financeiro nacional.

10.4. Controle direto da quantidade de dinheiro em circulação-Se refere à atuação direta do governo sobre a moeda, já que é uma das suas atribuições e sua missão.

10.5. A política macroeconômica nada mais é do que um conjunto de ações governamentais desenvolvidas para o alcance de diferentes finalidades que estão intrinsecamente relacionadas com a situação econômica de um pais e mesma de uma respectiva região, conjunto de países ou de blocos econômicos.

11. MODELO CAPITALISTA

11.1. O modo de produção capitalista é um sistema que gera e reproduz crises.Isso porque a crise é inerente a este sistema, que divide a sociedade em duas classes sociais:O capital e o trabalho.

11.2. Controles capitalistas-Os principais órgãos responsáveis por implementar estas políticas são o ministério da fazenda, que atua mais especificamente no mercado real, e o Banco Central, também chamado de Autoridade Monetária, que se responsabiliza pelo mercado monetário.

11.3. A renda nacional é gerada no processo de produção pela remuneração dos fatores produtivos(salários, lucros, juros e aluguéis) e retornar para o mesmo processo na forma de consumo ou investimento.Com isso toda a produção de bens e serviços da economia seria escoada, não havendo vazamentos.

12. TEORIAS ECONÔMICAS

12.1. A macroeconomia estuda a economia como um todo, analisando a determinação e o comportamento de grandes agregados, tais como: renda e produtos nacionais, nível geral de preços, emprego e desemprego, estoque de moeda e taxas de juros, balanço de pagamentos e taxas de juros.