Danças e Ritmos Brasileiros

Get Started. It's Free
or sign up with your email address
Danças e Ritmos Brasileiros by Mind Map: Danças e Ritmos Brasileiros

1. Saiba mais

1.1. O bumba meu boi é uma dança dramática brasileira, que ocorre principalmente no Nordeste. A dança bumba meu boi é uma crítica à situação social dos negros e índios. O bumba meu boi combina drama, comédia, sátira, e tragédia.O bumba meu boi une elementos africanos, europeia e indígenas.

2. Frevo

2.1. Saiba mais

2.1.1. O frevo é uma dança e um ritmo pernambucano derivado do maxixe, da marcha e da capoeira. Eles usam um guarda-sol quando fazem a dança do Frevo. Esses guarda-sois são geralmente coloridos. Os instrumentos principais são os trompetes, tubas, flautas,trombones entre outros.E nos grupos contemporâneos os instrumentos mais usados são as guitarras, teclados e etc. Existe diversos de tipos de Frevo: o Frevo de rua, o Frevo canção e o Frevo-de-bloco

3. Samba

3.1. Saiba mais

3.1.1. O samba é um gênero da musica e um tipo de dança de origem africana, reposta no Brasil por descendentes de escravos. O samba ficou conhecido mundialmente com as escolas de samba desfilando na sapucaí, no rio de janeiro, São Paulo e etc. Existe vários tipos de sambas: o samba enredo, que surgiu no Rio e Janeiro, o samba de Partido alto, um samba cantado por dois ou mais solistas, o famoso Pagode que também surgiu na cidade do Rio de Janeiro, os instrumentos essenciais e que não podem faltar no pagode são os Pandeiros, cavaquinhos, violões e surdos, também tem o samba-canção que tem as musicas e os ritmos mais lentos e românticos, tem o samba-exaltação que tem as letras patrióticas, e por último tem o samba-de-breque que é um tipo de samba humorístico, para descontrair.

4. Maracatu

4.1. Saiba mais

4.1.1. O maracatu é uma dança dramática brasileira e muito típica em pernambuco. Ela nasceu com uma miscigenação das culturas africanas, indígenas e européia. Sua encenação traz várias características dos afrodescendentes.

5. Bumba meu boi

6. Jongo

6.1. Saiba mais

6.1.1. Jongo é uma manifestação cultural e rural associada a cultura da África e influenciou muito no samba carioca, e na cultura popular brasileira. Jongo foi trazido para o brasil por escravos, da atual Angola. Uma das características principais do Jongo é a utilização de enigmas. Na prática do jongo, o Tambor, Atabaque e a Cuíca.

7. Ciranda

7.1. Saiba mais

7.1.1. A Ciranda é uma música e tipo de dança de Pernambuco. É uma dança de roda, bastante praticada em praças e em praias. A pessoa que inicia ciranda é chamado de mestre e se denominam de cirandeiros. Na ciranda os instrumentos essências são o bumbo, caixa de guerra e o chocalho. Na dança os cirandeiros pisam forte com o pé esquerdo a frente.Podem dançar qualquer pessoa, sempre de mãos dadas.

8. Cateretê

8.1. Saiba mais

8.1.1. O cateretê é uma dança de costume rural brasileira. Dança em duas fileiras uma com homens e a outra com s mulheres. No intervalo são os violeiros que cantam no intervalo da dança. Essa dança é muito praticada nos estados de goiás, de Minas Gerais e São Paulo.