Danças e Ritmos Brasileiros

Get Started. It's Free
or sign up with your email address
Danças e Ritmos Brasileiros by Mind Map: Danças e Ritmos Brasileiros

1. Cateretê

1.1. Saiba mais

1.2. O Cateretê também pode ser chamado de Catira e ela pode ser achada principalmente no Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Goiás. O Cateretê ou Catira é uma dança Indígena. O seu ritmo musical é produzido através das batidas dos pés e mãos dos dançarinos.

2. Frevo

2.1. Saiba mais

2.2. A origem da palavra frevo vem de ferver porque esta dança é muito animada e agitada que parece que os dançarinos estão pulando em um chão de água fervente.

3. Samba

3.1. Saiba mais

3.2. O Samba quem diz que é um ritmo somente brasileiro esta errado ela é uma mistura de estilos musicais Africanos e Brasileiros. As raízes do samba foi colocada em solo brasileiro na época do Brasil Colonial.O Samba tem uma aceleração moderada de acordo com a ocasião ela é reconhecida por ter o compasso binário em sua maioria.

4. Bumba meu Boi

4.1. Saiba mais

4.2. O bumba meu boi foi criado no nordeste do país. Existe muitas lendas sobre o Bumba meu Boi mas todas sem nenhum fundamento histórico. Essa festa ocorre no mês de novembro até 6 de janeira, ela é uma dança acompanhada por música regional e nenhuma mulher participa da dança, apenas assistem ou fazem parte da organização.

5. Jongo

5.1. Saiba mais

5.2. No jongo tem vários pares e esses pares dançam no meio da roda acompanhando o som da música. O jongo foi trazido pelos negros para o Brasil. Ela tem um termo chamado "danças de umbigada".

6. Ciranda

6.1. Saiba mais

6.2. A Ciranda é uma mistura de dança e música de Pernambuco. Ela é muito presente em Itamaracá. Os personagens da Ciranda é feito assim: Quem inicia a dança é chamado de Mestre e os que ficam no meio da roda de cirandeiros. Ela é feita em praias, ruas e etc. Alguns instrumentos que são usadas são o bumbo, tarol, ganzá e etc.

7. Maracatu

7.1. Saiba mais

7.2. O Maracatu é uma dança dramática, que muitas das vezes é praticada na região de Pernambuco. Ela é uma mistura com as culturas européia, africanas e indígena. A sua encenação traz muitas características da cultura dos afrodescendentes.