Get Started. It's Free
or sign up with your email address
Rocket clouds
Vertebrados by Mind Map: Vertebrados

1. Peixes

1.1. Cartilaginosos

1.1.1. Presença de esqueleto formado de cartilagem, apresentam escamas, não possuem opérculo, ausência de bexiga natatória porém as espécies que não possuem essa característica controlam a flutuação por meio da natação.

1.1.1.1. exemplos de peixes cartilaginosos: raias e tubarões.

1.2. Características gerais: são aquáticos. Possuem nadadeiras, corpo recoberto por escamas, respiram pelas brânquias, são ectotérmicos e possuem linha lateral.

1.3. ósseos

1.3.1. Presença de esqueleto ósseo, apresentam escamas achatadas, possuem opérculo e a maioria possui bexiga natatória.

1.3.1.1. exemplos de peixes ósseo: atuns, corvinas e os linguados.

2. Anfíbios

2.1. Características gerais: primeiras etapas do desenvolvimento ocorrem em ambientes aquáticos (nessa fase são conhecidos como girinos), quando adultos a maioria é terrestre (metamorfose). Possuem quatro patas, tem a pele fina,úmida e permeável, os adultos respiram por meio de pulmões e pela pele e os girinos respiram por meio de brânquias e são ectotérmicos.

2.2. Urodelos

2.2.1. Apresentam corpo e cauda alongados e quatro patas curtas, a maioria das espécies é aquática.

2.2.1.1. exemplos: salamandras

2.3. Ápodes

2.3.1. Possuem corpo alongado e não possuem membros locomotores. A maioria é terrestre e vive enterrada no solo.

2.3.1.1. exemplos: cecílias ou cobras-cegas

2.4. Anuros

2.4.1. Não possuem calda, a maioria são terrestres e possuem quatro patas.

2.4.1.1. exemplos de anuros: sapos, rãs e pererecas

3. Répteis

3.1. Características gerais: embora existam algumas espécies que vivem em ambientes aquáticos os répteis foram os primeiros vertebrados a conquistar definitivamente o ambiente terrestre devido a modificações na pele e na reprodução. Apresentam corpo adaptado a ambientes secos, com pele sem glândulas e coberta por escamas, no grupo das tartarugas existe a presença de uma carapaça protetora que envolve o seu tronco, põem ovos com casca que protege o embrião contra choques, contra perda de água e apresenta reservas de água e nutrientes que auxiliam as necessidades do embrião, são ectotérmicos e respiram por pulmões (mesmo os répteis aquáticos).

3.2. Escamados

3.2.1. Possuem corpo revestido por escamas, necessitam realizar mudas de pele ao longo da vida para que possam crescer.

3.2.1.1. exemplos: serpentes e lagartos

3.3. Crocodilianos

3.3.1. Possuem dentes afiados e corpo revestido por placas córneas de queratina.

3.3.1.1. exemplos: jacarés e crocodilos

3.4. Quelônios

3.4.1. Podem ser aquáticos ou terrestres e possuem tronco revestido por placas córneas fundidas, formando uma carapaça protetora.

3.4.1.1. exemplos: cágados, jabutis e tartarugas

4. Aves

4.1. Características gerais: são endotérmicos, põem ovos com casca dura, possuem corpo revestido por penas que auxiliam tanto no voo quanto na manutenção da temperatura corpórea, possuem corpo em formato aerodinâmico, apresentam ossos pneumáticos que são mais leves, apresentam a quilha que é uma estrutura esquelética na qual se prendem os fortes músculos responsáveis pelo movimento das asas durante o voo, respiram por pulmões e apresentam sacos aéreos (estruturas que auxiliam na respiração e contribuem para a diminuição da massa da ave uma vez que são preenchidas por ar) associados, algumas espécies aquáticas possuem uma glândula uropigiana na região da cauda que produz uma secreção oleosa responsável pela impermeabilização das penas e é importante porque impede que as aves fiquem encharcadas quando entram em contato com a água, apresentam um bico córneo e não tem dentes, apresentam uma região no estômago chamada moela que é especializada na trituração do alimento e possuem presença de papo que é uma dilatação do esôfago aonde os alimentos são armazenados e umedecidos facilitando a digestão.

4.2. Passeriformes

4.2.1. Essa é uma das ordens mais ricas e diversificadas em espécies de aves. São chamados de pássaros.

4.2.1.1. exemplos de passeriformes: sabiá, canário e bem-te-vi.

4.3. Psitaciformes

4.3.1. As aves dessa ordem são caracterizadas pelo seu bico curvo e forte.

4.3.1.1. exemplos de psitaciformes: periquitos, papagaios e araras.

4.4. Galiformes

4.4.1. São um grupo de aves que tem grade importância econômica. Algumas espécies servem de alimento pelos seres humanos.

4.4.1.1. exemplos de galiformes: galinhas, codornas e faisões.

4.5. Estrigiformes

4.5.1. As aves desse grupo, são caçadores noturnos, com olhos grades e visão bem desenvolvida.

4.5.1.1. exemplos de estrigiformes: corujas e mochos.

5. Mamíferos

5.1. Características gerais: Apresentam glândulas mamárias: são mais desenvolvidas nas fêmeas onde as glândulas produzem o leite que serve de alimento para os filhotes; glândulas sudoríparas: produzem e secretam o suor, que auxilia na regulação da temperatura corpórea; glândulas sebáceas: produzem o sebo(uma substância oleosa que promove a lubrificação e a impermeabilização da pele e dos pelos) São endotérmicos que apresentam duas estruturas para a manutenção de sua temperatura: pelos e uma camada de gordura. Apresentam respiração pulmonar com o auxilio de um músculo chamado diafragma. Os dentes dos mamíferos variam na forma e no número, e estão relacionados ao tipo de alimentação.

5.2. Monotremados

5.2.1. São os únicos mamíferos que põem ovos. Animais somente encontrados na Nova Guiné e na Austrália.

5.2.1.1. exmplos de monotremados: ornitorrincos e equidnas.

5.3. Marsupiais

5.3.1. Seus filhotes nascem sem estar completamente desenvolvidos. Em muitas espécies as fêmeas apresentam um marsúpio, bolsa externa na qual os filhotes completam o seu desenvolvimento .

5.3.1.1. exemplos de marsupiais: cangurus e coalas.

5.4. Placentários

5.4.1. Presença de placenta, anexo embrionário pelo qual o embrião recebe nutrientes da mãe.

5.4.1.1. exemplos de placentários: seres humanos, elefantes, cavalos, onças, macacos entre outros.