Get Started. It's Free
or sign up with your email address
Rocket clouds
CLIENTE by Mind Map: CLIENTE

1. Interface

1.1. São aqueles que o produto deve apresentar no que tange a ligações ou integrações com outros produtos, serviços ou sistemas. Ex: Exporta para Excel, Anexar Documentos , Integra com AD etc.

2. Restrições

2.1. São limites que o produto, serviço ou sistema apresenta, devem ser detalhados e estressados ao máximo pois a não observância acarretará problemas e insatisfação no cliente: Ex: Anexo no máximo de 5 MB, Caixa de Entrada no máximo de 500MB, Somente 1 porta USB etc.

3. Definição de Dados

3.1. São os tipos de dados de entrada/saída do produto, serviço ou sistemas. Geralmente também caracteriza-se por restrições: Formato para arquivo CNAB, Tipo de Dados do Campo Valor da Proposta, etc.

4. Ideias e Soluções

4.1. São todas as ideias e soluções “simplistas” apresentadas pelo cliente, que muitas vezes podem parecer surreais, entretanto jamais devem ser descartadas de imediato, pois seu conteúdo pode apresentar de forma intrínseca uma solução inovadora para um determinado problema(Pensar fora da Caixa).

5. Casos de Uso

5.1. Atividades de negócio que o cliente executa diariamente, identifica-se observando o dia a dia do cliente, na maioria das vezes apresenta-se de forma muito genérica e precisa ser detalhado. Representam-se geralmente pelas frases: Preciso imprimir etiquetas para pastas... , Mando os indicadores de projetos toda sexta-feira... Etc.

6. Regras de Negócio

6.1. São pontos fundamentais para o negócio, sistêmicamente falando, são funções/regras a serem observadas e respeitadas para a continuidade do negócio. Ex: Percentual de Juros sobre parcela em atraso X dias, Se o campo W for igual a 0 calcular o valor do campo Y pelo campo X.

7. Funcionais

7.1. Como a solução ou produto deve se comportar ou responder para eventos previstos e também para imprevistos: Ex: Filtrar por Estado... (previsto) Contate o Administrador de Sistemas(imprevisto.)

8. Atributos de Qualidade

8.1. São características atribuídas ao produto pelo cliente, na maioria das vezes são descritos de forma muito genérica, e deve ser mais detalhado para melhor aferição. Ex: Rápido, Forte, Seguro, Fácil etc.

9. Requisitos de Negócios

9.1. São aqueles ligados a todas as vantagens financeiras e de mercado que espera-se obter com o produto. Ex: Aumentar Market share em X% , Reduzir Despesas em Y%, Aumentar Receita em Z%.