Create your own awesome maps

Even on the go

with our free apps for iPhone, iPad and Android

Get Started

Already have an account?
Log In

Conhecimento nas Organizações by Mind Map: Conhecimento nas
Organizações
5.0 stars - 1 reviews range from 0 to 5

Conhecimento nas Organizações

A gestão do conhecimento vem se tornando mais que um simples recurso, ela é um requisito para as organizações que necessitam sobreviver em um mercado cada vez mais global e competitivo. As várias tecnologias relacionadas principalmente pela popularização da internet, vem sinalizando uma mudança no paradigma de gerenciamento das empresas: a capacidade de não só gerir a informação como também obter, através de aplicação de tecnologias, conhecimentos, não só relativo ao desempenho, mas também do capital intelectual dos seus funcionários. Segundo TERRA e GORDON (2002) as organizações estão atravessando por várias transformações, dentre elas pode-se destacar a os enormes volumes de informação, a velocidade de mudança dos conteúdos do conhecimento e as transformações do local de trabalho. Esses desafios tem sido superados pelas organização com o emprego de tecnologias, como os portais de conhecimento corporativo e a gestão da informação baseada na cooperação e no compartilhamento de conhecimento.      

Gestão Informação

A gestão da informação é uma área que deve ser alcançada pelas organizações como ferramenta de obtenção de conhecimento e não apenas de obtenção de informação de forma mais fácil e palpável.

Informação e conhecimento

Informação e conhecimento estão muito interligados, uma vez que ambas são tratadas como sinônimas uma da outra, mas basicamente, a informação são dados processados de alguma forma que são apresentados de forma diferente. Já o conhecimento pode ser tido como consciência de uma determinada pessoa sobre um assunto ou do corpo de uma determinada informação.

Lei de Bentov

Dados, informação e conhecimento

Podemos considerar que os dados são os elementos mais fundamentais. Depois vem a informação, que não deixa de ser importante, pois ela é a ponte para a obtenção do conhecimento

Portais Corporativos

Os portais de conhecimento corporativo vem se tornando cada vez mais destaque pelo seu nível de competitividade entre as organizações, uma vez que traz uma solução para o compartilhamento e o gerenciamento dos ativos de conhecimento da organização.

Componentes e Arquitetura

A arquitetura de um portal corporativo está ligada a gestão da informação e dos ativos de conhecimento, não só dos dados em si, mas também de documentos de texto e relatórios, dentre outras.

Ferramentas de colaboração

Gerenciamento de conteúdo

Gerenciamento de documentos

Problemas enfrentados

São vários os problemas enfrentados por uma empresa na tentativa de se implantar um portal de conhecimento corporativo. Pode-se destacar a mudança na cultura organizacional, a implantação e a própria gerencia de conhecimento.

Mudança na cultura organizacional

Implantação

Gerenciar conhecimento

Gestão do Conhecimento

Tipos de conhecimento

O conhecimento obtido através da informação pode ser extraído de vários modos, através do conhecimento tácito e o esplícito

Tácito

Esplícito

Redes e a internet

No atual estágio em que estão as organizações, a troca de informações e conhecimento através das redes e da internet está mudando a maneira de pensar e de se organizar estruturalmente uma organização. Essa transformação passa por uma boa cooperação entre ambas.

Capital de colaboração

Este é um conceito que está sendo considerados por vários autores sobre a capacidade de cooperação entre as empresas gerarem um capital de conhecimento, tornando o mercado mais competitivo e colaborando para que a sociedade do conhecimento se estruture de uma forma cada vez mais colaborativa.

Crescimento das organizações

A idéia principal da sociedade em rede é aproveitar a infra-estrutura da Internet para aumentar as receitas e lucros através de níveis nunca antes atingidos de colaboração em alta escala e independente da localização geográfica. Com isso, o conhecimento pode ser muito mais explorado e expandido, sendo fator primordial para a sobrevivência das organizações no terceiro milênio.