Create your own awesome maps

Even on the go

with our free apps for iPhone, iPad and Android

Get Started

Already have an account?
Log In

Como Investir Dinheiro - o Guia Completo para Iniciantes by Mind Map: Como Investir Dinheiro - o Guia
Completo para Iniciantes
5.0 stars - 1 reviews range from 0 to 5

Como Investir Dinheiro - o Guia Completo para Iniciantes

#1 - O que é Investir Dinheiro?

É colocar o Dinheiro para trabalhar para você

É poder estar no shopping, viajando, praticando esportes e ainda ter certeza que está ganhando dinheiro com a força dos juros compostos.

#2 - 16 Verdades que Você Precisa Saber Antes de Começar a Investir o Seu Dinheiro, a nº 7 é a que eu mais gosto

É Possível Obter Ótimos Retornos Mesmo com Aplicações Seguras e Conservadores

Como o Brasil é um país com umas das maiores taxas de juros do mundo, existem excelentes oportunidades no mercado de renda fixa, considerado mais conservador e de menor risco.

Não existe investimento 100% seguro

Todo investimento possui risco, até mesmo a caderneta de poupança(quebra da instituição financeira)

Riscos mais Comuns, Risco de Liquidez, Facilidade de transformar uma aplicação em "dinheiro vivo" no seu bolso., Risco de Crédito, É o famoso risco de calote por parte da instituição financeira ao não honrar seus compromissos com o investidor., Acontece quando não ocorre o pagamento total ou parcial dos juros combinados inicialmente no momento da aplicação., Este risco é geralmente associado a quebra ou falência da instituição financeira.

Quanto maior o risco, maior tende a ser o retorno esperado ao se investir o seu dinheiro

Uma vez que bancos médios e pequenos possuem risco de quebra maior que grandes bancos, eles ofertam rentabilidades mais atraentes para o investidor.

O Tempo é o seu Maior Aliado para Ficar Rico

Quanto mais cedo você começar, maior será o efeito dos juros compostos e maior será o montante total que você acumulará.

O seu gerente de banco pode não ser tão seu amigo quanto você pensa

Seu gerente de banco possui interesses conflitantes, ele precisa orientar o que é melhor para você e para a instituição financeira. Nem sempre você será o maior beneficiado.

Você tenderá a perder dinheiro sempre que deixar outras pessoas gerenciarem ele para você. Infelizmente é o que a maioria das pessoas fazem

Muitas pessoas investem por fundos de investimentos ou planos de previdência privada. O que pode parecer ser uma boa ideia no começo, pode ser um pesadelo devido as altas taxas de administração que muitas vezes são devastadoras para a rentabilidade do pequeno investidor.

Corretoras de valores tendem a ser as mais adequadas para você começar a investir o seu dinheiro

Corretoras são verdadeiros shopping centers financeiros, possuindo diversas modalidades de investimentos disponíveis. É muito comum encontrar investimentos com rentabilidades muito mais atraentes do que os encontrados em grandes bancos.

Invista em você mesmo, invista em conhecimento

Investir em sua educação financeira, cursos e certificados são a melhor maneira de alancar a sua carreira e trazer o melhor retorno financeiro.

Você deve investir somente naquilo que conhece

Os investimentos precisam ser racionais; se você não entende deles, não invista. O maior risco não está no tipo de investimento em sí, e sim na sua falta de conhecimento ao escolher a aplicação certa para o seu perfil.

Você deve sempre tentar manter seu poder de compra ao investir o seu dinheiro

Sempre tente conseguir rentabilidades acima do índice de inflação oficial(IPCA)

Definir seus objetivos financeiros é muito importante

Ter um objetivo fará você ficar mais motivado, pois estará trabalhando em direção a algo realmente concreto. Ele precisa ser específico.

Comece com uma reserva de emergência para se proteger de imprevistos

Para se proteger de imprevistos do cotidiano, deve-se dar prioridade a construção de uma reserva de emergência. Aqui o importante é dar preferência para aplicações com alta liquidez.

Pague suas dívidas antes de começar a investir o seu dinheiro

Após construir sua reserva de emergência, o próximo caminho é pagar todas as suas dívidas. Os juros pagos em financiamentos, empréstimos e cartões de crédito são muito maiores do os juros conseguidos ao investir o seu dinheiro.

É possível ficar isento de tarifas bancárias para sempre e com isso diminuir seus custos na hora de investir

É possível abrir uma conta digital e ficar isento de tarifas de TED e DOC na hora de investir o seu dinheiro.

Quanto mais tempo você estiver disposto a deixar seu dinheiro investido, maior tende a ser a rentabilidade que você conseguirá

Quanto maior o prazo da aplicação, maior é o tempo que a instituição financeira possui para gerenciar o dinheiro aplicado. Como recompensa, ela tende a oferecer maiores rentabilidades para quem estiver disposto a deixar seu dinheiro investido por longos períodos de tempo.

É possível investir com pouco dinheiro

A partir de R$ 30 reais é possível fazer aplicações no Tesouro Direto. Aplicações rentáveis e Seguras.

Sobre:

Clique na seta ao lado para acesssar o artigo:

Descubra Absolutamente Tudo sobre Como Investir Dinheiro. Um Guia Completo para Iniciantes que Desejam Começar a Investir seu Dinheiro com Segurança.

Acesso a Lista Vip:

Garanta seu Acesso Imediato ao Curso Gratuito Sobre Investimentos Financeiros! Clique na Seta ao Lado e Inscreva-se Agora!

#3 Renda Fixa

Investimentos conservadores e considerados de baixo risco do mercado.

Investimentos que possuem a remuneração ou rendimento já estabelecido no momento da aplicação

Os títulos na renda fixa possuem duas origems

Privado, É um título emitido por um banco, financeira ou outras empresas privadas em geral.

Público, É emitido pelo Tesouro Nacional, o qual é um órgão público responsável pelo gerenciamento do dinheiro em caixa do governo.

Os títulos também podem ser de dois tipos

Pré-Fixados, Títulos os quais permite que o investidor saiba exatamente quanto receberá no momento da aplicação.

Pós-Fixados, Títulos que possuem seu rendimento vinculado a um índice, portanto não permitem que o investidor saiba com antecedência e exatidão a rentabilidade final do seu investimento

Investimentos

Caderneta de Poupança, Simplicidade, Praticidade, Liquidez Imediata, Por render abaixo da inflação, ela não consegue manter o poder de compra do dinheiro.

CDB - Certificado de Depósito Bancário, Coberto pelo FGC (Fundo Garantidor de Crédito), É emprestar dinheiro para a instituição financeira, Muitas instituições emitem CDB´s com liquidez diária, o que permitem que sejam usados como uma alternativa a Reserva de Emergência, Geralmente são indexados ao CDI.

LCI - Letra de Crédito Imobiliário, Criada com o objetivo de incentivar empréstimos voltados para o mercado imobiliário., É Isenta de tributação de imposto de renda, Coberta pelo FGC(Fundo Garantidor de Crédito), Prazo mínimo de resgate de 90 dias., Geralmente indexado ao CDI

LCA - Letra de Crédito do Agronegócio, Criada com objetivo de incentivar o crédito ao agronegócio., É isenta de tributação de imposto de renda, Coberta pelo FGC(Fundo Garantidor de Crédito), Prazo mínimo de resgate de 90 dias., Geralmente indexado ao CDI

Tesouro Direto, Investir no tesouro direo é emprestar dinheiro para Governo, que por sua vez utilizará o mesmo para pagar suas contas., É a aplicação financeira mais segura de um país, É possível encontrar o título mais adequado ao seu objetivo financeiro., Possui liquidez diária, o que permite ser usado como uma boa alternativa para construção de uma reserva de emergência(desde que seja escolhido o título certo para isso)