Online Mind Mapping and Brainstorming

Create your own awesome maps

Online Mind Mapping and Brainstorming

Even on the go

with our free apps for iPhone, iPad and Android

Get Started

Already have an account? Log In

Ciência da Informação by Mind Map: Ciência   da Informação
0.0 stars - reviews range from 0 to 5

Ciência da Informação

É a ciência que estuda a informação desde a sua gênese até o processo de transformação de dados em conhecimento.

Perfil do profissional

principais funções

Se, por um lado, é grande o manancial de fontes de informação disponíveis on-line, facilmente acessíveis às empresas, por outro lado, faz-se necessário selecioná-las e recuperá-las, precisa e rapidamente, de forma menos custosa. Outro aspecto a ser considerado são as necessidades locais/regionais de informação não cobertas pelas bases de dados internacionais. O profissional especialista em informação industrial/empresarial deve dominar diferentes áreas do conhecimento. Deve conhecer o setor industrial em que atua, as tendências econômicas e mercadológicas de seu país e regiões do mundo vinculadas.

TICs

A necessidade do seu uso para exercício da profissão. (TICs) Para saber o que significa, vide link agregado.

Blog

Página de internet com características de diário, atualizada regularmente.

Principais funcionalidades

É um site de compartilhamento de fotos, e todo documento gráfico, Podendo ter acompanhamento de comentários (para os visitantes), Página com informações do(s) autor(es), etc.

O que as pessoas estão fazendo com os Blogs

Como uma ferramenta pública, as informações que chegam podem ser duvidosas, carregadas de opiniões pessoais, preconceituosas ou mesmo violentas, desvirtuosas entre quem acessa e quem publica. É extremamente importante saber que, além do enorme espaço para informações e  seu grande acervo, existe uma quantidade delas que são descartáveis.

Meu Blog

Uso do blog por mim e meus colegas

Fizemos o uso do Blog publicando filmes, mapas, hiperlinks, trabalhos acadêmicos e mais qualquer tipo de informação somatória em nossos blogs.

Wiki

Termo utilizado para identificar um tipo específico de coleção de documentos em hipertexto ou o software colaborativo usado para criá-lo. Este software colaborativo permite a edição colectiva dos documentos usando um sistema que não necessita que o conteúdo tenha que ser revisto antes da sua publicação. Assim, o conteúdo de um artigo se atualiza graças à coletividade.

Principais funcionalidades do Wiki e do Moodle

permite que os documentos sejam editados colectivamente com uma linguagem de marcação muito simples e eficaz, através da utilização de um navegador na web. O que os fazem diferentes das outras páginas da internet é certamente o fato de poder ser editado pelos usuários que por ele navegam. Desse jeito, é possível corrigir erros, complementar ideias e inserir novas informações. Com controle de usuários.

Usuários

As pessoas usam o programa para informações. O fato de poder ser editado pelos usuários que por ele navegam faz possível corrigir erros, complementar ideias e inserir novas informações. Os problemas que se podem encontrar em wikis são artigos feitos por pessoas que nem sempre são especialistas no assunto, ou até vandalismo, substituindo o conteúdo do artigo. Porém, o intuito é, justamente, que a página acabe por ser editada por alguém com mais conhecimentos.

Uso do wiki por mim e meus colegas

Modificando um texto de vários parágrafos prontos. Ao exemplo de várias palavras do texto que estavam associadas a um link para páginas em branco, preenchemos as informações. Colocamos links novos para novas páginas em branco, para ser preenchida por outro colega.