TRÊS INTERPRETAÇÕES DA PERSPECTIVA  INTERDISCIPLINAR EM EDUCAÇÃO EM FUNÇÃO DE TRÊS TRADIÇÕES CULT...

Get Started. It's Free
or sign up with your email address
TRÊS INTERPRETAÇÕES DA PERSPECTIVA  INTERDISCIPLINAR EM EDUCAÇÃO EM FUNÇÃO DE TRÊS TRADIÇÕES CULTURAIS DISTINTAS by Mind Map: TRÊS INTERPRETAÇÕES DA PERSPECTIVA  INTERDISCIPLINAR EM EDUCAÇÃO EM FUNÇÃO DE TRÊS TRADIÇÕES CULTURAIS DISTINTAS

1. CONTEXTUALIZAÇÃO SÓCIO-HISTÓRICA

1.1. A palavra interdisciplinaridade atravessou fronteiras e, atualmente, dá a volta ao planeta francofonia (países cuja língua oficial é o francês) países germano escandinavos, nos países anglo-saxônicos como nos países de língua espanhola ou portuguesa. Da Nova Zelândia ao Japão, de Portugal à Noruega, do Chile ao Canadá, o termo tem uma utilização corrente.

2. DIFERENTES POSTULADOS, DIFERENTES LÓGICAS, DIFERENTES OLHARES

2.1. Duas perspectivas distintas

2.1.1. Perspectiva filosófica e/ou epistemológica (interações internas)

2.1.2. Perspectiva instrumental (interações externas)

3. Duas Lógicas Continentais Distintas

3.1. A primeira concepção, marcada por preocupações críticas nos planos epistemológicos, ideológicos e sociais é principalmente européia, e particularmente, francesa. Sua preocupação central é a da pesquisa do sentido, da conceitualização, da compreensão que permite recorrer aos saberes interdisciplinares.

3.2. A segunda concepção, mais prática e operacional, caracteriza principalmente os Estados Unidos, e mais abertamente a América do Norte anglo-saxônica. Ela se centra nas questões sociais empíricas, na atividade instrumental. Sua preocupação central  é o da pesquisa da funcionalidade.

3.3. LÓGICA FRANCESA

3.3.1. É a aquisição do sabe,  educar é igual a instruir; e instruir, no espírito do pensamento republicano

3.3.1.1. LÓGICA AMERICANAS

3.3.1.1.1. É o desenvolvimento de um saber-agir na qualidade de integração do saber-fazer e do saber-ser

3.3.2. LÓGICA BRASILEIRA

3.3.2.1. É dirigida na direção do terceiro elemento construtivo do sistema pedagógico-didático, o docente em sua pessoa e em seu agir.Fenomenológica