Abordagem Humanista

Get Started. It's Free
or sign up with your email address
Abordagem Humanista by Mind Map: Abordagem Humanista

1. Visa motivar os indivíduos a conseguir o equilíbrio de objetivos que irá proporcionar maior satisfação humana e atingir as metas da organização

1.1. Experiência de Hawthorne - Revelou que um incentivo poderoso para o aumento da produção não era devido às condições físicas de trabalho ou a recompensas financeiras, mas resultado de efeito Hawthorne, pelo qual os trabalhadores se sentiam importantes, reconhecidos e motivados (FARIA, 2002).

1.1.1. EFEITO HAWTHORNEA: qualidade do tratamento dispensado pela gerência aos trabalhadores influencia fortemente seu desempenho. Bom tratamento por parte da administração, reforçando o sentido de grupo, produz bom desempenho. O efeito positivo do tratamento da administração sobre o desempenho humano ficou conhecido como efeito Hawthorne, por causa do nome do experimento.

1.1.2. LEALDADE AO GRUPO: O sistema social formado pelos grupos determina o resultado do indivíduo, que pode ser mais leal ao grupo do que à administração. Alguns grupos não atingem os níveis de produção esperados pela administração, porque há entre seus membros uma espécie de acordo que define uma quantidade “correta”, que é menor, a ser produzida. Assim, o efeito Hawthorne não funciona em todos os casos.

1.1.3. ESFORÇO COLETIVO: Por causa da influência do sistema social sobre o desempenho individual, a administração deve entender o comportamento dos grupos e fortalecer as relações com os grupos, em vez de tratar os indivíduos como seres isolados. À responsabilidade de administração é desenvolver as bases para o trabalho em equipe, o autogoverno e a cooperação.

1.1.4. CONCEITO DE AUTORIDADE: O supervisor de primeira linha deve ser não um controlador, mas um intermediário entre a administração superior e os grupos de trabalho. O conceito de autoridade deve basear-se não na coerção, mas na cooperação e na coordenação.

1.2. MAYO (psicólogo) – Destacou que trabalho é uma atividade grupal, o operário não reage isoladamente, há necessidade de estar junto e ser reconhecido. MOTIVAÇÃO - LIDERANÇA - ORGANIZAÇÃO INFORMAL .

2. PRINCÍPIOS BÁSICOS DA ESCOLA DAS RELAÇÕES HUMANAS

2.1. NÍVEL DE PRODUÇÃO É RESULTANTE DA INTEGRAÇÃO

2.2. COMPORTAMENTO SOCIAL DOS EMPREGADOS

2.3. RECOMPENSAS E SANÇÕES SOCIAIS: (O HOMEM SOCIAL)

2.4. GRUPOS INFORMAIS

2.5. RELAÇÕES HUMANAS

2.6. IMPORTÂNCIA DO CONTEÚDO DO CARGO

2.7. ÊNFASE NOS ASPECTOS EMOCIONAIS

3. As pessoas levam para o ambiente de trabalho todos os seus interesses e emoções, que afetam seu desempenho.

4. O trabalho é o comportamento coletivo nas organizações, ou seja, o entendimento e administração dos indivíduos como integrantes de grupos de trabalho

5. Enfoque nas pessoas

6. Componentes da organização informal.

6.1. Grupos informais

6.2. Grupos criados por iniciativa de seus próprios integrantes, para defender seus interesses ou atender a necessidade de convivência social.

6.3. Normas de Conduta

6.4. Regras implícitas ou explícitas, criadas por grupos, que determinam o comportamento dos indivíduos.

6.5. Cultura Organizacional

6.6. Crenças, valores, preconceitos, cerimônias, rituais e símbolos adotados ou valorizados pela organização.

6.7. Clima Organizacional

6.8. Sentimentos positivos, negativos ou indiferença, produzidos pela organização sobre seus integrantes.