A COLONIZAÇÃO DO BRASIL

Get Started. It's Free
or sign up with your email address
A COLONIZAÇÃO DO BRASIL by Mind Map: A COLONIZAÇÃO DO BRASIL

1. O Governador-Geral contava com o apoio de um corpo de funcionários. O Ouvidor-Mor tratava das questões de JUSTIÇA, o Provedor-Mor tratava dos recursos financeiros levantados pela atividade colonial e arrecadação de recursos; o Capitão-Mor combatia os invasores e criminosos.

2. O primeiro sistema de distribuição organizado por meio da divisão do território deu origem às chamadas "Capitanias Hereditárias" (grandes extensões de terra que eram doadas para nobres, burocratas, comerciantes influentes da Corte Lusitana. Quem recebia era chamado de donatário e tinha que cumprir os princípios estabelecidos pela Carta de Doação e Foral.

3. Implantaram um sistema administrativo mais centralizado e composto por representantes diretos do Poder Metropolitano, surgindo o Governo Geral (Governador nomeado pelo Rei para tomar medidas em favor da criação de vilas, exploração econômica de terras e o combate a piratas e contrabandistas).

4. A primeira cidade escolhida para abrigar o Governo-Geral foi Salvador, escolhida a primeira capital do Brasil.

5. Os padres jesuítas vinham pra o Brasil com o objetivo de catequizar as populações nativas, dando justificativa religiosa à presença dos Portugueses.

6. Ao longo de quatro séculos, os portugueses empreenderam negócios rentáveis a custa de uma estrutura administrativa centralizada e voltada para os exclusivos interesses da metrópole.

7. O processo de colonização foi consequência do já desenvolvido processo da expansão marítima realizada pelos portugueses

8. Século XV - ocuparam regiões da Ásia e da África para expansão comercial, abrindo espaço para as práticas colonizadoras em Ilhas de Açores e Madeira. Realizavam extração de pau-brasil na região litorânea do país com  a colaboração dos índios  em troca de produtos e utensílios.

8.1. Problem 1

8.2. Problem 2

8.3. Problem 3

9. França e Holanda reivindicam a adoção do princípio de "uti possidetis" para que os territórios coloniais fossem devidamente demarcados. Ameaçavam a hegemonia lusitana, fazendo com que a política colonial portuguesa fosse modificada.

9.1. Idea 1

9.2. Idea 2

9.3. Idea 3

10. O expedicionário Martin Afonso de Souza fundou o primeiro centro de exploração colonial no litoral do atual Estado de São Paulo (1530), dando origem à Vila de São Vicente

10.1. Point 1

10.2. Point 2

10.3. Point 3