CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Get Started. It's Free
or sign up with your email address
CIÊNCIAS CONTÁBEIS by Mind Map: CIÊNCIAS CONTÁBEIS

1. Economia

1.1. Introdução a Economia

1.1.1. Introdução da economia, evolução do pensamento econômico, Demanda e oferta, Elasticidade, Contabilidade Social. O balanço dos pagamentos, taxas de câmbio.

1.2. Empreendedorismo - Negócios

1.2.1. Importante para o desenvolvimento empreendedor, para evitar a estagnação e se manter sempre atualizado em todos os mercados, planejar a empresa, estudar o mercado e suas tendências, as evoluções tecnológicas e muitos fundamentos de gerenciamento e tomada de decisões.

1.3. Introdução a Administração

1.3.1. Conhecer os fundamentos da Administração, suas teorias e seus processos organizacionais utilizados para a gestão de cooperativas.

2. Contabilidade

2.1. Introdução à contabilidade

2.1.1. Visão global dos conceitos e técnicas contábeis. Fatos contábeis, Inventários, Contas e plano de contas. Escrituração, Registro de operações, Demonstrações contábeis.

2.2. Estagio Supervisionado em Contabilidade I - Custos

2.2.1. Aquisição e aprimoramento de conhecimentos e de habilidades essenciais ao exercício de custos.

2.3. Contabilidade Intermediária I e II

2.3.1. Aprender os principais temas da Contabilidade intermediária, como principais operações relacionadas aos estoques das empresas industriais e comerciais, especialmente bonificações, consignações, exportações, importações, substituição tributária, conserto, demonstração, venta e ordem, venda para entrega futura e beneficiamento de produtos.

2.4. Contabilidade de Custos

2.4.1. Serve para realizar análises racionais sobre os gastos, promover ajustes e ter uma base para decisões importantes. é um instrumento fundamental para a saúde de uma empresa, capacitando a saber quais serão os custos de produção, de serviço, estimar custos, controlar a produção, planejar uma rotina, racionalizar custos.

2.5. Laboratório de Prática Contábil

2.5.1. Familiarizar com as práticas contábeis a partir de uma simulação integrada da gestão contábil, fornecendo embasamento técnico de escrituração, estruturação de controle e análise.

2.6. Auditoria Contábil

2.6.1. Revisão, comprovação e avaliação dos controles e procedimentos operacionais de uma entidade.

2.7. Estágio Supervisionado em Contabilidade II - Auditoria

2.7.1. Caracterização da empresa, análise da organização e contribuição para realização da auditoria financeira, auditoria de cumprimento e auditoria operacional.

2.8. Contabilidade Pública

2.8.1. Estudo do patrimônio dos entes públicos, entendidos como aqueles que são regidos pelo direito público interno.

2.9. Teoria da Contabilidade

2.9.1. Baseada pelo registro do valor original, atualização monetária e competência.

2.10. Estudos Dirigidos em Contabilidade

2.10.1. Identificar quais as principais estratégias de ensino adotadas na educação contábil, na área de Contabilidade gerencial, que proporciona maior eficácia ao aprendizado na percepção dos professores.

2.11. Ética Profissional - Contabilidade

2.11.1. Exercer a profissão com zelo, diligência, honestidade e capacidade técnica.

2.12. Tópicos Especiais em Contabilidade

2.12.1. Mediante ao registro, a demonstração expositiva e a revelação desses fatos, com o fim de oferecer informações sobre a composição do patrimônio.

2.13. Contabilidade Tributária

2.13.1. Conjunto de ações e procedimentos que visam apurar e conciliar a geração de tributos

2.14. Contabilidade Internacional

2.14.1. Possibilita a integração de informações econômicas entre o mercado internacional e a interação de pesquisas e trabalhos acadêmicos com compreensão lógica mesmo que através de técnicas contábeis distintas.

3. Social

3.1. Estudo do Homem Contemporâneo

3.1.1. Desenvolver uma reflexão crítica a respeito do homem contemporâneo e dos desafios que a sociedade, a economia e a cultura lhe impõem nos níveis de conhecimento, da ética, do projeto de vida, dos princípios pessoais de conduta e do exercício da cidadania e também da história e a cultura brasileira.

3.2. Psicologia Geral

3.2.1. O profissional da área contábil necessita dos recursos da psicologia, ora para se proteger dos agentes internos e ora para se proteger dos agentes externos de sua atividade. Entender como o ser humano funciona e reage a certas situações, para aprender a lidar diretamente com clientes e empregadores, entre outras atividades de relações humanas.

3.3. Dinâmica das Ideias Sociais

3.3.1. As ideias sociais são fundamentais para a compreensão do futuro de uma civilização. o que reflete diretamente nas nossas estimativas do que poderá refletir no comportamento humano, no mercado, nos negócios e nas futuras tendências.

4. Direito

4.1. Recuperação Judicial, Extra Judicial e de Falência

4.1.1. Trata-se de um processo de execução coletiva dos bens do devedor, decretado judicialmente, ao qual concorrem todos os credores, que buscam no patrimônio disponível, saldar o passivo em rateio, observadas as preferências legais.

4.2. Perícia e Arbitragem

4.2.1. Consiste em um método de resolução de conflitos ou controvérsias ágil, eficaz e sigilosa no que tange conflitos sobre direitos patrimoniais disponíveis.

5. Legislações

5.1. Instituições de Direito

5.1.1. Fontes, Lei, codificação, código brasileiro, pessoas naturais e jurídicas, bens econômicos, Atos e Fatos Jurídicos, direito da família, de propriedade, das obrigações e ecológico.

5.2. Legislação Trabalhista

5.2.1. Proporcionar conhecimento necessário à aplicação e interpretação da legislação trabalhista atual, como contratos de trabalho, remunerações, suspensão e interpretação de contratos, FGTS, repousos, estabilidade, extinção de contrato de trabalho, aviso prévio, terceirizações, entre outros.

5.3. Legislação Societária

5.3.1. Nos faz cientes do conjunto de normas e leis que visam sobre a constituição, legalização, estruturação, funcionamento, contabilização, reorganização, dissolução, liquidação, entre outras práticas importantes na profissão contábil.

5.4. Legislação Empresarial

5.4.1. Aprender as legislações específicas referentes ás empresas é fundamental para o processo de pedido de CNPJ, alvarás, certificados, alterações contratuais, obtenção de parcelamentos de tributos.

5.5. Legislação Tributária

5.5.1. Conjunto de normas jurídicas referente a regularização de lançamento fiscal, contábil e quitação de impostos.

6. Administração

6.1. Orçamento Empresarial

6.1.1. Previsão de vendas, previsão de compras e nível de compras

6.2. Contabilidade Gerencial

6.2.1. Apuração de custos, projeção de orçamentos empresariais e análise de desempenho

6.3. Gestão de Negócios Internacionais

6.3.1. Transmitir conhecimentos sobre o funcionamento dos mercados internacionais e sobre os principais aspectos da gestão operacional e estratégia dos negócios internacionais.​

6.4. Análise de Demonstrações Financeiras

6.4.1. Análise por diferenças absolutas, análise de estrutura e análise de evolução.

6.5. Administração Financeira

6.5.1. Assuntos relacionados à administração das finanças de empresas e organizações.

6.6. Controladoria

6.6.1. Responsável pelo suprimento de informações aos tomadores de decisão, e um campo do conhecimento híbrido, que recebe conceitos e conhecimentos da contabilidade, e Administração da empresa.

7. Matemática

7.1. Matemática Essencial

7.1.1. Funções reais, limites, derivadas e integrais.

7.2. Matemática Aplicada

7.2.1. Determinação de valores impostos, balanço comercial de empresas, elaboração dos cálculos trabalhistas, cálculos de folha de pagamento, fechamento de balancetes , prestação de contas, imposto de renda pessoa jurídica e física.

7.3. Estatística Aplicada

7.3.1. Usa registros e fatos ocorridos em uma empresa e os organiza em dados numéricos para mostrar a real situação econômico financeira da empresa.

7.4. Pesquisa Operacional

7.4.1. Contém técnicas quantitativas e aplicações operacionais a serem utilizadas na tomada de decisão contábil. O estudo dessa ciência tem como foco a tomada de decisões, aplicando os conceitos e métodos de outras áreas científicas para concepção, planejamento ou operação de sistemas.

7.5. Estatística Econômica

7.5.1. Pesquisa utilizada para a coleta de dados por ter a necessidade de decisão a ser tomada dando mais precisão ao problema solucionado.

7.6. Matemática Financeira

7.6.1. Com o intuito de analisar criticamente as operações financeiras de que fazemos uso diariamente, para poder optar e decidir o que melhor convém diante das expectativas e as opções que o mercado oferece. É de extrema importância para o processo de tomada de decisões da empresa e sua aplicação traz maior rentabilidade, maximizando os resultados.

8. TCC

8.1. I - Negócios

8.1.1. A auditoria independente, a contabilidade como conhecimento e contabilidade como Instrumento da gestão de empresas.

8.2. II - Negócios

8.2.1. A ética como fator primordial nos trabalhos periciais, a importância da análise financeira na tomada de decisão das Empresas, a importância da demonstração do fluxo de caixa para as empresas.

9. Científico

9.1. Metodologia da Pesquisa Ciêntífica - Negócios

9.1.1. Pressupõe a razão com a única forma de chegar ao conhecimento verdadeiro, utiliza uma cadeia de raciocínio descendente da analise geral para outra particular até a conclusão do fato.

9.2. Leitura e produção de Textos

9.2.1. Aprender linguagem: conceito, concepções e teorias. Funções de linguagem e níveis de leitura. Elementos de coesão e coerência. Reescrita de textos,. Instrumental nas áreas de leitura e produção de texto. A formação do leitor e a função social da linguagem.