Métodos Pedagógicos

Get Started. It's Free
or sign up with your email address
Métodos Pedagógicos by Mind Map: Métodos Pedagógicos

1. cognitivismo

1.1. Epistemologia Relacional: leva em conta a interação do aluno e professor.

1.1.1. Pedagogia Relacional: onde o professor propõe aos alunos conteúdos que os fazem problematizar, este processo de aprendizado não tem inicio nem fim estabelecido.

1.1.1.1. Construtivismo: professor e aluno determinam-se mutuamente, e não acredita na comparação de tabula rasa em relação ao conhecimento do aluno.

2. comportamentalismo

2.1. epistemologia empirista, considera que o sujeito não nasce com nenhum saber, e aprende apenas o que ensinam.

2.1.1. ambientalismo: o ambiente em que o sujeito vive influencia no conhecimento adquirido.

2.1.1.1. modelo epistemológico

2.1.1.1.1. pedagogia diretiva: aluno aprende apenas o que o professor ensina (aluno passivo), conhecimento pode ser transmitido, aluno é visto como uma tabula rasa quanto a novos conhecimento ou situações.

3. humanismo

3.1. epistemologia Apriorista, considera que o individuo já tem conhecimentos natos,conhecimento já nasce programado na sua herança genética e que precisam apenas ser estimulados minimamente, já que o professor deve interferir o minimo possível

3.1.1. modelo epistemológico

3.1.1.1. Pedagogia não-diretiva: professor é visto como um auxiliador, o aluno é visto como alguém que precisa apenas trazer à consciência o conteúdo que já tem, tendo (aluno ativo),

3.1.2. conhecimento não é transmitido, e sim estimulado ou oportuniza de forma subliminar pelo professor, pois tem em vista que caso necessário, o aluno o procurará.