Personal Learning Enviroment (PLE)

Get Started. It's Free
or sign up with your email address
Personal Learning Enviroment (PLE) by Mind Map: Personal Learning Enviroment (PLE)

1. É um aplicativo de WEB 2.0 que possibilita uma aprendizagem digital, principalmente para objetivos de uma aprendizagem pessoal.

1.1. É a uma forma de aprendizagem individual ou em grupo por meio de múltiplas possibilidade e contextos, promovendo no aluno a independência e o controle sobre seu estudo.

1.1.1. Características: Anderson (2007) enumera alguns aspectos que para ele constituem um PLE. São eles: 1. funcionalidades de gestão de conteúdos, integrando interesses pessoais e profissionais (relativos às aprendizagens formais e informais); 2. um sistema de perfis para estabelecer conexões; 3. um espaço de trabalho simultaneamente colaborativo e individual; 4. um sistema de comunicações multi-formato; 5. todas estas funcionalidades ligadas através de uma série de feeds distribuídas e sindicadas.

1.1.2. Para corresponder tais características o PLE fornece varias possibilidade de aprendizagem: Dicionário, Wiki, Wikipédia, Blog, Twitter, Skype, Facebook, Youtube e etc.

1.1.3. Concepções pedagógicas e aplicações práticas: o PLE é uma ferramenta facilitadora para aprender, a internet como fonte importante que permite a experiências de aprendizagem e os recursos baseados na Web 2.0, têm o potencial de viabilizar ambientes de aprendizagem construtivistas.

1.1.4. A aprendizagem é um processo de construção que o aprendiz cria em relações com o mundo através das pesquisas e interações, tomando como a importância os assuntos interessados, ou conteúdos que contribuem para o seu desenvolvimento.