Brasil e os Blocos regionais

Get Started. It's Free
or sign up with your email address
Brasil e os Blocos regionais by Mind Map: Brasil e os Blocos regionais

1. Por ser a UE a principal parceira comercial, temos em escala de relação - Alemanha, Reino Unido, Países Baixos, Espanha e Itália.

2. A UE impõe diversas barreiras no sentido de manter e controlar o crescimento de produtos de terceiros, no caso do Brasil barreiras não tarifárias e tarifárias além de incentivos aos produtos comunitários, são impostas no sentido de controle, em contra-mão o Brasil investe em manter uma qualidade ecológica e agropecuária de seus produtos.

3. Alemanha - Déficit desde de 1993, desde 2001 vem diminuindo mas não há ponto de diminuir este déficit no futuro; Espanha - Deficitário entre 1997 e 2001, desde de 2002 possui superávit; França - Déficit desde de 1995 mas com tendência a diminuição cada vez maior se mantido o crescimento de importações; Itália - Superávit desde de 2002; Reino Unido - Crescente superávit desde 1999

4. Brasil parceria de Exportações - UE, NAFTA, Ásia & Others.

5. Blocos regionais - UE(União Européia), EFTA(Associação do livre comércio), ASEAN(Associação das nações do Sudeste Asiático), CAN(Comunidade Andina de Nações), NAFTA(North American Free Trade Association), MERCOSUL(Mercado Comum do Sul).

6. As exportações do Brasil se classificam por grandes e diversos produtos que vão desde do setor alimento até mercadorias diversas como armas e munições..

7. Por ser os EUA o principal "dificultador" do comércio brasileiro, é importante entender como isto acontece, subsídios ao produção e exportação, barreiras ecológicas e diminuição de benefícios e acordos comerciais preferenciais, tornam a exportação cada vez mais difícil, dessa forma é necessário uma maior identificação de oportunidades e atenção ao acordo do NAFTA para uma maior aproveitamento, além de um maior investimento nos países do bloco e um cuidado maior com o sistema ecológico de reciclagem e diminuição de poluição.

8. Canadá - situação atual confortável, entre 1991 e 2001 apresentou déficit mas a partir de então o número de exportações tem sido maior que importações; EUA - relação comercial muito fraca representando o Brasil somente 1,4% das importações, e tendo o nível de vendas inferior as exportações brasileiras; México - Brasil exporta mais do que importa, mas nos últimos anos o nível de importação tem crescido mais que a exportações o que pode apresentar uma reversão no superávit brasileiro sobre os mexicanos.

9. Acordo com a América do Norte - Através do Nafta, tendo como principal cliente os EUA e principal exportação de industrializados.

10. Classificação por fator agregado= Análise do valor agregado - Produto básico e industrializado(semi faturado e manufaturado)