A Vanguarda Tropical de Mário de Andrade- Caion Meneguello Natal

Get Started. It's Free
or sign up with your email address
A Vanguarda Tropical de Mário de Andrade- Caion Meneguello Natal by Mind Map: A Vanguarda Tropical de Mário de Andrade- Caion Meneguello Natal

1. Ele se baseava em autores vanguardistas. Ensinamentos do expressionismo alemão e do surrealismo ( Pensar em Nietzsche e teoria do inconsciente de Freud)

1.1. "o subconsciente seria o mecanismo responsável pela capacidade expressiva do homem" (167)

1.2. "O primitivo (subconsciente) seria o principio a unir passado, presente e futuro numa tradição universal" (pág. 167)

1.3. "O modernismo marioandradino era ambivalente: consistia no respeito a um impulso criativo primitivo, a um modo espontâneo de compor, ligado diretamente à alma profunda, e na habilidade técnica do artífice, em sua intervenção critica sobre a matéria, no trabalho consciente e na pesquisa infrene por novas soluções." (167)

1.4. "A autenticidade, então, se mediria pela fidelidade de uma dada expressão artística em relação a formas de vida, hábitos sociais e técnicas disponíveis, próprias a determinada coletividade em um estagio especifico de sua historia."(pág. 167)

2. Os primeiros testemunhos da arte brasileira- viés "ideológico" de conscientização da realidade brasileira, era pensado esteticamente.

2.1. os conjuntos arquitetônicos erguidos a partir da segunda metade do seculo XVIII, na Bahia, Rio de janeiro e Minas Gerais

2.2. Barroco mineiro: ..."Dessas adaptações resultara uma arquitetura sóbria, de pequenas dimensoes, delicada e simples, de toda distinta do barroco peninsular, marcada por extrema suntuosidade..."(pág. 168)

2.3. A obra de Aleijadinho seria expressão autentica da nacionalidade por ter se adequado as funções sociais e às condições de vida no Novo Mundo

2.4. 1919- o interesse pela pesquisa das raízes culturais da nação

2.5. 1924- Mário de Andrade com um grupo de intelectuais modernistas- excursão "Viagem de descoberta do Brasil"

2.6. 1927- 1928- Viagens etnográficas" pesquisas sobre cultura popular . "...as cantorias populares seriam tão significativas do ponto de vista estético, quanto as músicas eruditas" (pág.171)

2.7. 1929- estética dos contos folclóricos- Chico Antônio. "Chico Antonio desafiava a notação e a gramatica da música acadêmica" (171)..."para Mário, o "coqueiro entoava a voz característica de toda a nação."

2.7.1. "arte desse coqueiro no rol da estéticas clássicas sem deixar de considerá-la popular" (173)

2.7.2. o erudito e o popular não existia uma diferença hierárquica, de grau ou substância, mas sim uma circularidade, uma complementariedade ou um nivelamento (173)

3. 1928- Macunaíma

3.1. Com Macunaíma, Mário empreendia sua mais ambiciosa experiencia de síntese entre vanguarda poética e interpretação da brasilidade. Nessa obra, o autor faz uso da linguagem oral, mistura lendas, mitos, imaginário religioso e folclórico, provenientes de várias regiões do Brasil, além de repertoriar a fauna e a flora do país" (pág.175)

3.2. "Macunaíma sintomatiza a percepção de uma identidade heterotópica, plural, sem caráter porque híbrida, mutante e viva. E é justamente nessa vivacidade-assimiladora de raças, tempos, espaços, faunas e floras diversas- que consistiria a unidade da cultura nacional" (175)

4. Considerações finais:

4.1. ..."desde inícios dos anos 1920, Mário já lançava mão de um ideário estético para construir um modelo interpretativo da realidade nacional..." (178)

4.2. ..."arte não seria um instrumento com a função de "conscientizar" , pois já viria revelada nas expressões cotidiana do povo ..."(179)

4.3. "Para Mário de Andrade...a nação brasileira possuiria identidade comum: seria o resultado de uma miscigenação étnica e estética que justaporia, no mesmo tempo-espaço, o pobre e o rico, o sertanejo e o metropolitano... (179)

5. Vários escritos mariondradianos entre o proposito estético e a visada ideológica

5.1. Paulicéia desvairada (1922)

5.1.1. "O poema deveria ser confeccionado a partir da justaposição ou da sobreposição de imagens desconexas, sem obedecer a regra de subordinação ou coordenação" (pág.165)

5.2. A escrava que não é Isaura (publicado em 1925)

5.2.1. ..."o ato artístico surgia de experiencias utilitárias e cotidianas, isto é, junto aos dramas e necessidade engendrados socialmente. Uma obra seria legitima se se adequasse ás funções vitais da sociedade em que nascesse." (Pág. 166)

6. Objetivo a analise de parte da obra de Mário de Andrade ao logo da década de 1920

6.1. utilização das concepções vanguardistas para compreender a identidade brasileira

7. As duas fases de Mário de Andrade

7.1. 1920

7.1.1. O modernismo teria sido um projeto unicamente ESTÉTICO

7.2. 1930

7.2.1. politica-"ideológica"=critica social e conscientização ou reconhecimento da identidade e do Problema social

7.3. A tese do estético X ideológico conquistou posições paradigmáticas

7.3.1. P1: ..."em Mário de Andrade o fator "estético" não teria sido prefigurado por um impulso "ideológico"?"

7.3.1.1. consideramos então que o fator ideológico já estava embutido no âmbito estético e que ambos figuravam simultaneamente no pensamento de Mário de Andrade