INDEPENDÊNCIA DO HAITI

Get Started. It's Free
or sign up with your email address
INDEPENDÊNCIA DO HAITI by Mind Map: INDEPENDÊNCIA DO HAITI

1. QUADRO ECONÔMICO: Economia de base agrícola com produção de cana de açúcar e mão de obra escrava africana. Era uma maior produtora de açúcar das Américas e uma rentável colônia para a França.

2. ANTECEDENTES: ideias iluministas na América; Poder concentrado nas mãos dos grands blancs, elite local detentora de todo os privilégios políticos e sociais; Grande pressão interna devido a ação dos quilombolas , dos mestiços e libertos que lutavam por direitos políticos e igualdade civil; A Revolução Francesa e a reivindicação por parte dos affranchis de enviar representantes aos Estados Gerais; Houve tentativa de golpe em 1790 porém os lideres foram executados.

3. Toussaint ganhou prestígio entre os escravos e franceses. Em 1801, lutou contra ingleses e espanhóis, preparou uma independência de Saint Domingues como estado, vinculado à França revolucionária.

4. Inicio das lutas pela independência e pelo fim da escravidão. Toussaint comanda uma tropa contra os franceses, foi capturado e morreu como prisioneiro na França.

5. Massacre, expulsão e fuga de brancos do Haiti. O país mergulhou em crise deixando de ser o grande produtor de açúcar das Américas

6. No ano seguinte 6 mil soldados franceses lutam contra os espanhois e os negros rebelados.

7. Considerado a pérola das Antilhas, o Haiti foi o primeiro país das Américas a se tornar independente por meio de uma revolta da população escrava, que era predominante na sociedade da época.

8. Vicente Ogé, inspirado na Revolução Francesa, também organizou uma revolta em 1790, porém foi preso e morto

9. Em 1794, a França declarou uma abolição da escravidão em suas colônias, o fato conquistou o apoio de Toussaint aos franceses.

10. ILHA DE SÃO DOMINGOS DESCOBERTA POR CRISTÓVÃO COLOMBO, VIRANDO MAIS TARDE A REPUBLICA DOMINICANA EO HAITI. OS ESPANHÓIS CONSTRUIRÃO FORTES NO LITORAL E UTILIZAVAM DA MÃO DE OBRA ESCRAVA E INDÍGENA

11. Declinio da colonizaçao espanhola em 1520, sendo passada a ilha para o dominio frances em 1697(TRATADO DE RYSWICK)

12. Antes do tratado, ocorreram conflitos militares entre as tropas espanholas e os piratas franceses que já ocupavam parte das ilhas. Durante o século XVIII, os franceses difundiram a plantação de açúcar, fato que introduziu a mão de obra de escravos africanos.

13. Um dos nomes que se destacaram na luta dos escravos foi o de Mackandal, que utilizava o vodu para assustar os senhores e unir os escravos mas acabou sendo preso e executado.

14. 1791: Levante geral dos escravos e quilombolas, liderados por Boukman, Biassou e Jean-François conseguiu unir grands blancs e affranchis e pediram ajuda da metrópole. No ano seguinte 6 mil soldados franceses lutam contra os espanhois e os negros rebelados.

15. 1802: Napoleão resolve restabelecer a escravidão em Saint e mandou 60 mil para reconquistar o ilha.

16. Um rebelião dos escravos permaneceu por iniciativa do ex escravo Jean-Jacques Dessalines, que expulsou como tropas francesas e proclamando uma independência do Haiti no 1º de janeiro de 1804.

17. Foi escolhido para o novo estado independente do nome do Haiti - derivado de Ahti, nome indígena da ilha antes da colonização.

18. Em 1811, depois da morte de Dessalines, uma ilha se divide entre os domínios de Henri Christophe no norte (monárquico) e, Alexandre Pétion no sul (república).