Get Started. It's Free
or sign up with your email address
Web by Mind Map: Web

1. Web ou www (rede de alcance global) consiste em uma rede composta por servidores e uma infraestrutura capaz de oferecer serviços dentro desta rede, como hospedagem de sites, serviços de mensagem, compartilhamento de arquivos e até desenvolvimento de projetos online.

1.1. Web 1.0: consiste na primeira versão da Internet. Nesta versão os recursos de criação de páginas eram limitados, a hospedagem de sites era paga em sua maioria e praticamente não havia interação do usuário com as páginas ou o desenvolvedor, sendo possível apenas o contato via e-mail.

1.1.1. Web 2.0: o usuário é produto e consumidor da informação, maior facilidade na criação e hospedagem de páginas além de alguma interação diretamente na página como comentários e até edição do conteúdo on-line, como em Wikis.

1.1.1.1. Web 3.0 caracteriza-se pela maior interação com o usuário do que na sua versão 2.0. Agora a web deixa de ser passiva e passa a ser ativa nas interações, de maneira que passamos a receber notificações e informações direcionadas de acordo com nosso interesse, a que nos mostramos interessados.

1.1.1.1.1. Web 4.0 oferece soluções instantâneas e concretas, podamos citar a computação em nuvem como forma de solução de problemas como mobilidade de arquivos e até de sistemas operacionais completos com grande variedade de softwares e soluções baseadas unicamente na web, ou seja, independente do dispositivo que opera a plataforma.

2. e-learning ou electronic learning (aprendizado eletronico) caracteriza o aprendizado auxiliado por algum meio eletrônico estático ou não, como computador, notebook, mídias em geral ou ainda dispositivos móveis.

2.1. b-learning ou blended learning (aprendizado misto) consiste em envolver abordagens variadas que auxiliam o aprendizado. Como a incorporação de diferentes metodologias de aprendizagem como um processo único. Por exemplo após uma aula em ambiente formal, utiliza-se algum ambiente informal par a promover a aprendizagem a aliado ou não à meios tecnológicos de acesso à informação.

2.1.1. m-learning ou mobile learning (aprendizado móvel) consiste no aprendizado que ocorre em ambientes informais de ensino por meio de ferramentas móveis e em períodos de tempo que normalmente não seriam utilizados para o ensino/aprendizagem. Por exemplo ao revisar algum conteúdo trabalhado em aula no caminho para a escola. o praticar algum idioma durante uma viagem.