ATIVIDADES DO MOODLE

Get Started. It's Free
or sign up with your email address
Rocket clouds
ATIVIDADES DO MOODLE by Mind Map: ATIVIDADES DO MOODLE

1. Base de dados

1.1. É utilizado para a criação e compartilhamento de um banco de informações da disciplina.

2. Chat

2.1. Possibilita a comunicação escrita de forma síncrona, sendo importante quando uma interação mais dinâmica, em tempo real, é necessária.

3. Diário

3.1. Ferramenta de comunicação assíncrona, direta e reservada entre professor e aluno, ou tutor e aluno, permitindo maior abertura e envolvimento nos diálogos, visto que outros alunos não visualizam as postagens dos diários dos colegas, mas apenas suas próprias mensagens e comentários do professor ou tutor.

4. Escolha

4.1. Permite a criação de uma enquete de uma única questão, com respostas de múltipla escolha.

5. Fórum

5.1. Ferramenta de comunicação que permite interação de um curso ou uma disciplina, por meio de discussões coletivas sobre determinados temas.

6. Glossário

6.1. Permite aos alunos a inserção e busca de termos e suas definições, nos moldes de uma enciclopédia virtual. Esses verbetes são compartilhados com todos os participantes, possibilitando a socialização dos conteúdos disponibilizados.

7. Laboratório de Avaliação

7.1. O Laboratório de Avaliação (também chamado Workshop) permite que os alunos façam a avaliação de trabalhos de qualquer natureza (imagens, textos, apresentações áudios, vídeos) enviados no formato de arquivo pela ferramenta, com a finalidade de realizar uma autoavaliação ou avaliar os trabalhos de colegas.

8. Lição

8.1. Permite a disponibilização do conteúdo de modo flexível, por meio da criação de páginas organizadas sequencialmente. Cada página pode terminar com uma questão e, dependendo da resposta escolhida pelo aluno, ele é direcionado para a próxima página ou retorna para páginas anteriores.

9. Pesquisa

9.1. Permite a elaboração de consultas ou surveys personalizadas, em que o professor pode elaborar as questões de acordo com seus interesses. Esta atividade não permite a inserção de notas e pode ser utilizada, por exemplo, para coletar a percepção dos alunos sobre a disciplina. A participação do aluno pode ser anônima ou identificada, e os resultados são visualizados em formato de gráficos somente pelo professor.

10. Pesquisa de Avaliação

10.1. Permite a realização de consulta aos alunos sobre suas percepções, atitudes e motivações no contexto da disciplina. Para isto, são disponibilizados três tipos de formulários prontos (ATTLS, Incidentes Críticos e COLLES). Esta atividade não permite a inserção de notas. A participação do aluno é sempre identificada, e os resultados são visualizados em formato de gráficos somente pelo professor.

11. Questionário

11.1. Permite ao professor criar e configurar questões em diferentes formatos, incluindo desde testes de múltipla escolha até questões do tipo aberto ou dissertativas. O professor também pode utilizar questões de questionários anteriores disponibilizadas em um Banco de Questões.

12. Tarefas

12.1. Tarefa Online

12.1.1. É uma atividade que permite aos participantes a postagem de arquivos em diferentes formatos (documentos, imagens, PDF, apresentações, vídeos, áudios etc.) ou de um texto redigido no editor de texto da própria ferramenta.

12.2. Tarefa Offline

12.2.1. É uma possibilidade de configuração da atividade Tarefa, geralmente utilizada em fóruns avaliativos, wiki e outras atividades off-line, pois permite que os alunos recebam notas e feedbacks mesmo sem terem postado o conteúdo na ferramenta. A tarefa é configurada para o não envio de arquivos.

13. Wiki

13.1. É uma atividade que permite aos participantes criar e editar uma ou mais páginas web. Pode ser colaborativo (em que todos podem editar) ou individual (em que cada um tem sua própria página wiki para editar). A realização da atividade em pequenos grupos permite maior interação entre os participantes e também facilita a moderação e organização da edição das páginas pelo professor.